09 de abril de 2009 as 07:45 / Política

Prefeito Ernor avalia como positivo o encontro dos prefeitos com a governadora.

A reunião do governo do Estado com os mais de 400 prefeitos, segunda e terça-feiras (6 e 7), demonstrou que o Executivo e os municípios reconstruíram uma relação de parceria e credibilidade a partir da gestão Yeda Crusius. Ao encerrar o encontro, no final da tarde desta terça-feira (7), no Hotel Embaixador, Yeda Crusius disse que o federalismo, da maneira como está estruturado, amplia a crise sobre os cofres estaduais e municipais, mas não vai abalar a determinação de seu governo de apoiar as prefeituras em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

"Os repasses de recursos do governo federal baixaram 16,7%. Portanto, temos que evitar, juntos, que se reduzam ainda mais. E temos de ser parceiros na escolha de prioridades de projetos", enfatizou Yeda. Mas apesar da queda das transferências federais, reafirmou que o Estado manterá os investimentos previstos em favor dos municípios. "Até o final de 2010, queremos investir R$ 4,4 bilhões, através dos Programas Estruturantes, e vamos criar 85 mil empregos. Estamos no caminho certo", completou a governadora, que foi aplaudida várias vezes pelos participantes do encontro.

Yeda disse também que o governo gaúcho está se posicionando quanto à renegociação da dívida dos municípios, da mesma forma que tem feito em relação a outras questões importantes para o Estado – como a necessidade de melhor distribuição de recursos por meio de uma reforma tributária. Para a governadora, é importante equacionar as dívidas municipais sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), porque foi o cumprimento dessa lei que fez dos municípios gaúchos os campeões de premiação.

O prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber elogiou a qualidade do encontro e disse que, quando se unem os governos, as ações acontecem. Weber classificou a reunião como importante para a maior aproximação entre os governos estadual e municipais e disse que os prefeitos puderam conhecer melhor o real tamanho do Estado.