Lagoa dos Três Cantos é um aconchegante município localizado na Zona Central do Rio Grande do Sul. É tipicamente rural, onde predomina o cultivo da soja, milho, trigo e cevada, além da produção de suínos, gado leiteiro e aves. Também se destaca no comércio de sementes forrageiras.
Grande parte dos seus habitantes é de origem germânica e procuram valorizar a dança, o folclore, o canto e a música, hábitos herdados dos antepassados. O dialeto alemão ainda é falado por parte dos seus moradores, que são originários da região da Westfália e Hunsrick, na Alemanha.
A diversidade das flores que ornamentam os jardins e passeios públicos mostra a criatividade dos moradores, que buscam participar do processo de limpeza e embelezamento da cidade, tornando assim um lugar agradável, alegre e saudável para se viver.
A procedência do nome deu-se em função de uma lagoa de formato triangular. O local servia de referencia aos tropeiros e viajantes e o nome surgiu com o início da colonização. A lagoa fica junto ao Parque do Centro Administrativo, testemunhando o progresso desta terra e é um local muito apreciado pelos cidadãos e turistas.