O começo foi a doação de uma área de terras de 11,5 hectares pela Companhia Colonizadora Schmidt & Oppitz em 1897, para a formação de uma Escola e de um Cemitério.
Esta escritura foi em 10/10/1900, não falava a escritura em Igrejas e religiões, ou confissões, mas a escritura foi assinada por Guilherme Radke e Jacob Ubel (Evangélicos) e por Luis Petry e José Pellenz (Católicos).
Quando foi aberta a estrada geral Tapera a Não Me Toque, a área ficou com 10 hectares porque uma pequena parte ficou do lado leste, e esta área se perdeu. Esta área foi dividida ao meio em 1925, quando as famílias Católicas formaram sua comunidade.
A comunidade Evangélica já funcionava no ano de 1900, inicialmente em Linha Kronenthal com a chegada do Pseudo-pastor Guilherme Schulz Senior; portanto foi o primeiro religioso a pregar a palavra de Deus na região; mas na localidade de Lagoa dos Três Cantos já moravam as famílias de Guilherme Radke, Jacob Ubel, Henrique A.E. Rahmeier, Luis Petry, José Pellenz, Germano Decker, Guilherme Echelmeier, Frederico Echelmeier e Fernando Härter.
No ano de 1901, realizaram-se os primeiros trabalhos para futuras Comunidades Evangélicas em Lagoa dos Três Cantos e Kronenthal.
Em 1902 foi construída a primeira Escola Evangélica, na qual lecionava o professor Emílio Kempf. Como não havia templo nas localidades, o Pastor Guilherme Schulz celebrava cultos nas Escolas.
Por volta de 1906, foi fundada a Comunidade Evangélica de Lagoa dos Três Cantos, sendo assistida pelo Pastor itinerante Otto Arnold que residia em Ibirubá; assim, em 1910 as comunidades receberam um Pastor do Sínodo Rio-grandense, sendo o Pastor efetivo Ernest Schmidhamer.
Então se formou a Paróquia Evangélica de Kronenthal, com as duas comunidades citadas. Este Pastor permaneceu até agosto de 1911 e veio a falecer em Ibirubá em agosto de 1912.
As duas comunidades ficaram sem pastor por um ano, mas no ano de 1912 chegou o Pastor Georg Algyer, fixando residência em Kronenthal.
No ano de 1912 foi construída a primeira Igreja de Lagoa dos Três Cantos em formato de Escola.
(FATO CURIOSO: As Igrejas não católicas não podiam ter torres, o que era proibido pelo Governo Republicano do Brasil.)
Somente em 1925 foi construída a torre da Igreja Evangélica de Lagoa dos Três Cantos e adquiridos os três sinos, da empresa Bromberg S/A, de Porto Alegre e importados da Alemanha.
Em maio de 1921, o Pastor Georg Algayer deixou a Paróquia local, sendo sucedido pelo Pastor Johanes Floghaus, que também era homeopata, curou muitas pessoas das mais variadas doenças, permaneceu até o ano de 1930, sendo sucedido pelo Pastor Osvaldo Atkinson, brasileiro, formado na Alemanha, que recebeu ordem da Igreja para fixar residência em Lagoa dos Três Cantos e assim transferiu a Sede Paroquial de Kronenthal para Lagoa dos Três Cantos.
Em 08 de janeiro de 1933 foi fundada a OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), com 39 membros.
O restante da história poderá ser consultada no livro “A história da Igreja Evangélica no município de Tapera”, pesquisado e escrito por Osmar Resener, no ano de 1979.
Vários fatos históricos marcaram a Comunidade Evangélica de Lagoa dos Três Cantos:
-Festa dos 70 anos Paróquia: 17.07.1979;
Pedra Símbolo foi feita por Hilário Beutler em julho de 1979.
– Festa dos 90 anos Paróquia: 17.07.1999;
– Festa do Centenário: 17.07.2009;
Conta hoje a comunidade com uma Igreja Reformada, apresentando uma bela vista para a cidade.
*Relatos escritos por Osmar Resener, ano de 2023.