A comunidade da Linha Ojeriza é uma das mais antigas da região. Sua fundação data do ano de 1904, como Núcleo Gerisa, parte do 8º distrito de Passo Fundo, com uma área de 2.448 hectares.
Esta área logo atraiu muitos imigrantes por ser bem abastecida de água e as terras serem férteis e apropriadas para a agricultura, além da farta reserva de pinheiros, o que garantiu fartura também de madeira aos colonos.
Nesses aproximados 120 anos de existência da comunidade moraram neste local integrantes das famílias: Backes, Baumgratz, Boettcher, Eberhardt, Eckstein, Gehlen, Göetz, Graeff, Griebler, Hahn, Hartmann, Junges, Kayser, kern, Kummer, Kunzler, Leuze, Ludens, Luft, Marchioro, Moesch, Mottin, Müller, Neis, Pauwels, Petry, Rauber, Reinehr, Rohden, Santos, Schaedler, Schneider, Schneiker, Schüsller, Silva, Souza, Spielmann, Staedtlober, Süss, Weker, entre outros.
Durante muitos anos a Gerisa foi dividida entre dois municípios: a parte norte pertencia ao município de Não-Me-Toque e a parte sul ao município de Tapera. Com a emancipação de Lagoa dos Três cantos a comunidade conhecida como Gerisa, Linha São José na Geriza, Ogeriza, Linha Ogeriza, e também como São José do Leste, passa oficialmente a pertencer, em sua totalidade, ao novo município, adotando oficialmente o nome de Linha Ojeriza.
Na localidade se fixaram, em sua maioria, colonos católicos. No início os moradores se juntavam para fazer as celebrações nas próprias casas, mas em 1912 conseguiram construir a primeira igreja, em homenagem a São José, Padroeiro da Comunidade. Foram oito os sócios fundadores: Carlos Hartmann, Valentin Göetz, Felipe Göetz, José Eckstein, Sebastião Schaeffer, José Hartmann, Jacó Schneider e Jacó Rauber. Jacó Rauber foi o primeiro presidente da comunidade até o ano de 1917.
Foram eles que também fundaram a primeira escola: Escola São José. Em 19 de março de 1912 foi fundada A Comunidade Escolar Católica Da Gerisa, que era uma entidade que mantinha a escola da Gerisa. Os alunos provinham da comunidade e também de localidades vizinhas, pois era uma escola há quilômetros de distância. As aulas eram ministradas na língua alemã e os primeiros professores foram: Jacob Petry e Augusto Göetz. Mais tarde surgiram mais duas escolas na comunidade: Escola Linha Vitória e Escola Tiradentes.
O cemitério da Linha Ojeriza também é um dos mais antigos da região. São encontrados túmulos á partir de 1908. Talvez tenham havido sepultamentos anteriores, mas não há vestígios devido a ação do tempo. Hoje se encontram sepulturas mais de 300 pessoas.
A comunidade chegou a ter dois times de futebol de campo: o São José e o União da Vitória. Também organizaram o CTG Estância de São Pedro, o Grupo de Jovens Sempre Unidos, o Clube de Mães Dona Elisa, Clube de Mães Bolãozinho da Linha Vitória, o Grupo de Bocha e o Grupo da Terceira Idade, e o coral.
Por volta de 1985 se iniciou a construção do novo Centro comunitário da Linha Ojeriza. Para este fim foi vendida uma área de terras que pertencia a comunidade escolar, conseguiram a doação de 20 mil marcos, vindos da Adveniat, da Alemanha, e contaram também com a ajuda e doação dos membros e amigos da comunidade. O novo pavilhão com a nova capela foi inaugurado em 1987.
Anos após, na gestão de Rubi Amadeu Pauwels, a igreja foi ampliada e remodelada.
Nos anos 90, inicia um grande movimento para emancipar o município de Lagoa dos Três Cantos e em 20/03/1992 ocorre sua emancipação, sendo que o primeiro prefeito veio da terra de Ojeriza, o Sr. Edio Schrader.
No ano de 2012, a Comunidade Católica comemorou o centenário de sua fundação com uma grande festa tendo participação de mais de mil pessoas. Para a celebração veio o Bispo Dom Liro Vendelino Meurer que presidiu a missa bilíngue (alemão e português).
Logo após, em 2013, a comunidade fez um filme resgatando sua história com relatos e depoimentos dos moradores mais antigos. Hoje se encontra preservada a imagem e a história de muitos dos moradores da Geriza.
A comunidade sempre foi um destaque na região pela força de seu povo. Desde que aqui chegaram até os dias de hoje, sempre batalhando em busca de algo melhor para suas famílias e seus vizinhos. Muitos, infelizmente, tiveram que partir, pois as famílias eram numerosas e precisavam de mais terra para seus filhos, mas nunca perderam a ligação com suas raízes. E os que ficaram transformaram a região num polo produtivo e bem desenvolvido.
Um povo alegre e hospitaleiro. Quem chega sempre é recebido com a cuia de chimarrão e uma boa conversa. As festas da comunidade também são uma grande atração, pois além dos moradores da Geriza, também atraem pessoas das comunidades vizinhas e até de outros municípios. O churrasco gaúcho e a culinária e música típica alemã, são um deleite para os convidados.
Atualmente a diretoria é formada por; Presidente Silvano José Pauwels, vice Jair Antônio Zart, Tesoureiros Pedro Jorge Backes e Luiz Schneider, Secretário João Backes, Conselho Fiscal Pedro Adolfo Schneider, Roque Göetz e Francisco Jorge Eckstein. A Comunidade conta atualmente com 53 associados.