Doença Diarreica Aguda
A Doença Diarreica Aguda (DDA) é causada por diferentes microrganismos (bactérias, vírus ou parasitas) e o principal sintoma é o aumento no número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência e pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A transmissão ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados e, em alguns casos, por meio de contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.
No RS, uma série de municípios estão enfrentando o surto de DDA desde o final de agosto passado.
As recomendações são para a higienização das mãos de forma adequada, consumo de água potável, limpeza dos reservatórios de água pelo menos uma vez por ano, entre outras.
Em Lagoa dos Três Cantos a Vigilância Sanitária está realizando mensalmente 6 análises de água junto aos poços artesianos para avaliar a potabilidade da água consumida no município. Este trabalho faz parte do programa Vigiágua, do governo federal e ocorre nos poços comunitários.
Segundo a Vigilância do município, quem possui poço em sua propriedade e se cadastrar na Secretaria de Saúde, será incluso no cronograma de coletas.