13 de junho de 2021 as 20:52 / Administração

Projeto Exerça Cidadania, Pague seus Impostos

Na sexta feira dia 28 de maio, a Fiscal Municipal Alesandra Savadinstzky esteve na EMEF Professora Eida da Silveira para conversar com as crianças sobre a questão da Educação Fiscal, Nota Fiscal Gaúcha, sobre o IPTU, os demais impostos que são cobrados e sobre os benefícios que trazem para nós e para a nossa comunidade.

Na oportunidade cada criança recebeu o seu carnê do IPTU com o seu desenho confeccionado, um desafio proposto aos quintos anos do município e que despertou o interesse nos alunos Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eida da Silveira em desenvolver juntamente com a professora Leila Arnhold o Projeto com a parceria do Programa A União faz a Vida.

Foi enfatizado a importância do pagamento de impostos, pois os mesmos retornam principalmente em recursos para a saúde e educação, bem como em melhorias para a cidade, segurança, asfaltos e praças para toda a população usufruir.

Alessandra falou também sobre a Nota Fiscal Gaúcha, um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios em dinheiro, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha. Muitas pessoas não sabem, mas o uso do CPF na nota fiscal gera um desconto no IPVA, quanto mais notas, mais desconto.

A conversa entre a Fiscal Tributária e os alunos foi um momento de troca e aprendizagens e esclarecimentos de dúvidas.

Já na sexta-feira, 11 de junho, a professora e os alunos estiveram no setor de tributos na Prefeitura Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Sergio Antonio Lasch e a coordenadora do Programa A União faz a Vida professora Ires Margarida Fath.

O desenvolvimento deste Projeto trouxe uma série de conhecimentos e muito contribuiu na instrução dos alunos visando aprimorar valores e atitudes que os tornem cidadãos solidários, críticos, éticos e participativos.

Os carnês do IPTU, cuja capa e contracapa foram confeccionados com a arte feita pelos alunos, tem vencimento na próxima terça-feira, dia 15, com 30% de desconto no pagamento a vista. Se o contribuinte preferir, poderá parcelar em 3 vezes, sem desconto e com vencimento da primeira parcela também no dia 15 de junho.