A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
23 de maio de 2008 as 20:27 / Saúde

Secretaria de Saúde de Lagoa dos Três Cantos continua a realizar exames de Ultrassonografia nas cria

A Secretaria de Saúde de Lagoa dos Três Cantos está dando continuidade ao projeto de realizar exames de Ultrassom nas crianças do município visando aprimorar ainda mais o trabalho preventivo que é realizado na população.

Semanalmente, em média 12 crianças, na grande maioria estudantes são examinadas pelo médico titular do Posto de Saúde, Dr. Marcus Vinicius Dalsasso. Segundo o Dr. Marcus, a meta é examinar todas as crianças, mesmo aquelas que não apresentam sintomas de doenças, para servir como prevenção.

Conforme as informações do médico cerca de 100 crianças já foram examinadas, com o mesmo aparelho e a mesma tecnologia do projeto de Telemedicina que está em vigor, e alguns problemas já foram diagnosticados, sendo em sua grande maioria relacionados à obesidade infantil. "Os casos que apresentam alterações são encaminhados para o respectivo profissional da área". Informou Marcus, relatando também que o hospital Santa Casa de Porto Alegre mostrou interesse no projeto como um estudo mais científico no sentido de analisar qual o percentual de crianças com problemas de saúde e que tipo de doença elas possam apresentar, buscando descobrir também as causas. "Hoje não existe em lugar nenhum do mundo um estudo que avalie crianças que não sentem nada". Constatou. O médico finaliza afirmando que o percentual de alterações nos exames é de 5%, porém nenhum com complicações graves.

Outra preocupação da equipe de saúde três-cantense é referente as lesões de pele, possíveis alterações que podem se transforma em câncer. Como a população é predominantemente de pele clara, e, portanto, mais sensíveis ao sol, está tendo início um trabalho de exames em todas as pessoas adultas com o propósito de detectar situações que ofereçam risco para o cidadão. Alguns procedimentos de retirada de pequenas manchas ou alterações na pele já estão acontecendo. "São retiradas as lesões no próprio Posto de Saúde, através de uma pequena cirurgia e o material retirado é enviado para exames detalhados que darão do diagnóstico". Disse Marcus ao revelar que alguns casos iniciais de câncer de pele já foram detectados, onde houve a retirada e o paciente está livre da doença.

Marcus informou ainda que a idéia para os próximos meses é de treinar a equipe de saúde do município para realizar exames detalhados em todas as pessoas, onde serão observados a boca, o couro cabeludo e todo o corpo na prevenção de doenças.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00