29 de agosto de 2013 as 00:00 / Cultura

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Lagoa dos Três Cantos/RS

No ano de 2013 comemoram-se os 120 anos da Igreja Adventista do Sétimo Dia e não há um dia específico para a comemoração. A festa de comemoração dos 120 anos, em 2013, acontecerá no dia 28 de setembro, no Ginásio Multiesportivo em Lagoa dos Três Cantos, com início do Culto às 9h, inclusive com a presença do Pastor Leandro Quadros de São Paulo e contará também com a presença dos Cantores do Ministério da Comunicação, de Maringá/PR. Depois haverá o almoço de confraternização entre as caravanas, que possuem o hábito de trazer o seu próprio alimento. Depois do almoço as pessoas irão se dirigir para visitação da igreja, das 14h às 15h, e depois retornarão ao ginásio multiesportivo para a continuação das atividades até o Pôr do Sol.
A história da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Boa Vista do Guilherme tem acompanhado o desenvolvimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, sendo uma das pioneiras no Rio Grande do Sul. Dela saíram grupos e famílias que deram início a outros grupos e Igrejas em todo o território Gaúcho, e seus filhos podem ser encontrados na Organização Adventista em todo território brasileiro.
Guilherme Frederico Kümpel, um fiel e dedicado Adventista do 7º dia na Alemanha, casado com Helena Kümpel imigrou com sua família para o Brasil no final de 1891, estabelecendo-se na pequena Vila de Não-Me-Toque, hoje Boa Vista do Guilherme, pertencente à cidade de Lagoa dos Três Cantos. Quando ali chegaram encontraram a família de Manoel Luiz dos Reis e Maria do Carmo que tinham 11 filhos. Guilherme organizou a 1ª Escola Sabatina do Rio Grande do Sul em 1892. Houve um bom entrosamento entre os jovens das famílias e em pouco tempo, reuniam-se aos sábados para realizar a Escola Sabatina. Somente em 1898, o pastor Graff, ao fazer sua 2ª viagem missionária ao interior gaúcho, viajando 100 dias em um animal, batizou 40 pessoas, inclusive 5 filhos de Guilherme Kümpel. Poucos anos depois foi construída a 1ª Igreja de madeira.
De acordo com membros da comunidade adventista, antes da atual igreja, que inclusive em 2013 passou por uma restauração, havia outra, com escola e casa do professor, que durou 60 anos. De acordo com registros, a escola funcionou de 1923 a 1964, depois os alunos tinham que se dirigir a municípios vizinhos como Tapera e Não-Me-Toque.
No dia 17 de agosto de 2013, pela manhã, houve um culto na Igreja de Boa Vista do Guilherme, em que além dos membros de sua comunidade contaram com a presença de convidados, como membros da Administração Municipal, Vereadores e Núcleo Cultural. De acordo com todos os que estiveram presentes, foi um momento muito emocionante e que ficará na lembrança de todos. Aproveitando o momento, o Núcleo Cultural de Lagoa dos Três Cantos fez a entrega de um cheque para auxílio financeiro à comunidade em virtude dos 120 anos comemorados em 2013. Certamente foi uma manhã muito agradável e todos estão muito agradecidos pelos momentos ali convividos.