05 de abril de 2009 as 21:21 / Educação

Servidoras Participam de encontro sobre Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e Redação Oficial.

Em vigor desde janeiro, a reforma ortográfica tem o objetivo de unificar a língua portuguesa, a qual estava sendo alinhavada desde 1990, mas levou 18 anos para ser aprovada. A alegação dos governos do Brasil e de Portugal para a sua ocorrência é a unificação das duas ortografias oficiais do português, a lusitana e a brasileira, para facilitar o compartilhamento de conteúdos e o potencial de afirmação do idioma. O Brasil é o primeiro país a adotar oficialmente as novas regras ortográficas, que também já estão valendo na redação de documentos oficiais.

Neste sentido aconteceu de 25 a 27 de março encontro em Porto Alegre com a participação das servidoras três-Cantenses Vanise Wagner, Gládis Schumann, Vera Kuhn, Nerli Maciel e representantes de 30 municípios do estado. Os trabalhos foram conduzidos pela Professora Doutora Ecléia Matos de Oliveira, numa promoção da Escola Superior de Estudos Municipais – ESEM – e União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo as três-cantenses, após o encontro ficou claro que nessa fase de transição, é natural que surjam algumas dúvidas, afinal a escrita de algumas palavras pode mudar, mas a Língua Portuguesa vai continuar sendo a melhor maneira de expressar o nosso jeito de ver e sentir o mundo.