13 de março de 2013 as 00:00 / Administração Municipal

PREFEITO REALIZA ATIVIDADES EM PORTO ALEGRE

O prefeito Sérgio Lasch esteve em Porto Alegre na terça-feira, 12 de março, cumprindo uma série de compromissos voltados aos interesses do município de Lagoa dos Três Cantos. Sérgio esteve visitando o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, que também é o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano para encaminhar assuntos de interesse público relacionados a obras e saneamento básico aproveitando também a oportunidade para convidar o Deputado a se fazer presente na 12ª Lagoa Fest que acontece nos dias 15,16 e 17 de Março. Durante a manha o prefeito visitou diversas Secretarias e Gabinetes em Porto Alegre fazendo o convite e a divulgação da festa da alegria germânica.
Além da visita aos deputados Lasch participou de um Encontro Estadual na FAMURS que abordou as Perspectivas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O encontro contou com a participação de cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório da Federação. Participaram do encontro a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Mirian Belchior, o Governador do Estado Tarso Genro, o Presidente da FAMURS Ary Vanazzi e o Secretário da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento Maurício Muniz.
No encontro a Ministra anunciou a formação de uma parceria inédita entre a União, Governo do Estado e a FAMURS. A iniciativa facilitará aos municípios o acesso aos recursos da União, pois possibilita a formação de grupo de assessoramento técnico para auxiliar os municípios a captar essas receitas. Equipes serão espalhadas pelo Rio Grande do Sul com o intuito de atender regionalmente os gestores municipais na elaboração de projetos. Uma comissão de prefeitos também deverá ser formada para tratar diretamente das políticas públicas com o governo federal. Durante sua fala a Ministra colocou – “O governo federal está criando uma rede de apoio aos municípios, e a FAMURS será uma parceria muito importante. Cada município tem que melhorar sua gestão, mas ninguém faz isso sozinho. Essa parceria pode ajudar muito a alavancar a capacidade de cada município fazer mais para a sua população”. Mirian também aconselhou os prefeitos a inscrever projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela lembrou que mais de R$ 31 bilhões foram recentemente liberados pela União para investimentos em infraestrutura urbana e saneamento básico. No encontro o Presidente da FAMURS Ary Vanazzi entregou à ministra uma carta com reivindicações dos prefeitos gaúchos.