A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
08 de dezembro de 2008 as 05:05 / Agricultura

Lagoa dos Três Cantos possui propriedade pioneira na região Certificada como Livre para Brucelose e

  

A Tuberculose e a Brucelose são importantes doenças que ocorrem nos animais domésticos. Elas constituem motivo de preocupação para as autoridades sanitárias principalmente por seu caráter zoonótico, ou seja, são doenças que são transmitidas dos animais ao homem.

O interesse maior do estado é criar um número significativo de propriedades certificadas que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário e assim baixar a prevalência e a incidência de casos de Brucelose e Tuberculose.

A certificação de propriedades livres é instrumento que os produtores e o setor agroindustrial podem utilizar para agregar valor aos seus produtos. Assim sendo, este não é um programa apenas do governo federal e dos governos estaduais, mas sim um projeto que envolve o setor produtivo e suas comunidades, o setor industrial e os consumidores, não esquecendo os médicos veterinários que atuam no setor privado. Em outras palavras, o setor público atua como agente certificador dentro de um processo que envolve diretamente toda a cadeia produtiva.

A Granja Santa Clara de propriedade de Ana Júlia e Paulo Mariani, localizada em Linha Vitória, Lagoa dos Três Cantos, que produz basicamente leite em grande escala para o comércio, recentemente recebeu a o reconhecimento do estado via certificado de Propriedade Livre para Brucelose e Tuberculose. Documento, nº. 12/2008, que foi entregue em setembro último.

Segundo o Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber o Sr. Paulo Mariani deve ser parabenizado pela iniciativa pioneira de certificar sua propriedade.

Conforme a Médica Veterinária Ketty Cristina Mazutti, responsável pelo departamento de produção animal da Inspetoria Veterinária na regiã, no estado existem apenas 20 propriedades certificadas e o produtor que buscar o reconhecimento das autoridades sanitárias do estado quanto à saúde de seus animais demonstra visão apurada sobre as tendências do mercado consumidor, tanto para atender a comercialização do leite como, principalmente, para agregar valor à venda de animais para reprodução, pela garantia sanitária conferida aos mesmos.

A certificação na propriedade do Sr. Paulo Mariani mostra que o processo de certificação deve ser desmistificado. Muitos produtores imaginam que a certificação é demorada e burocrática, entretanto, após o início do primeiro teste, em um ano o produtor estava com o certificado em mãos. Cabe citar que, neste processo, foi de extrema importância a ação do Médico Veterinário habilitado, que trabalhou sempre dentro das orientações do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.

A adesão pelo produtor à certificação de propriedades livres, além do benefício sanitário, propicia-lhe benefícios econômicos, pela redução dos prejuízos ocasionados pelas doenças, pela maior credibilidade sanitária e pela agregação de valor aos seus produtos, sendo fomentada pelas indústrias de carnes e produtos lácteos.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00