A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
23 de junho de 2011 as 21:17 / Saúde

Dia nacional do Diabetes

O dia 26 de junho é considerado como o Dia Nacional do Diabetes. Nos últimos anos, o Diabetes Mellitus, tem sido reconhecido como um problema de saúde pública. A importância dessa doença está crescendo em razão de sua prevalência e incidência, com conseqüentes complicações: hipoglicemia, hiperglicemia, alterações ou até perda da visão, alterações nos rins, entupimento das artérias podendo levar ao infarto agudo do miocárdio e neuropatias (sensibilidade e/ou enformigamento nas extremidades (mãos e pés). Estima-se, para os próximos anos, um significativo aumento desta prevalência devido, entre outras razões, às mudanças do estilo de vida, hábitos alimentares e sedentarismo, com conseqüente aumento da obesidade.

Em Lagoa dos Três Cantos, há 81 diabéticos (77 diabéticos com hipertensão e 4 apenas diabéticos). O Programa Amor pela Vida de Olho no Diabetes foi criado, em 2009. Nos encontros mensais, são realizadas as seguintes ações: medida do HGT, entrega dos medicamentos e informações através de palestras de educação em saúde, com os profissionais da equipe do Centro de Saúde, com o objetivo de evitar ou retardar as complicações crônicas da doença. Também, em anos anteriores, foram realizadas avaliações com endocrinologista e oftalmologista.

No dia 14 de junho, aconteceu o encontro do Grupo dos Diabéticos, no salão da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, com a participação da nutricionista Ana Luiza Schaffazick e da estagiária Jocielize Klassmann, as quais relataram sobre diversos assuntos, entre eles: a equivalência de açúcar nos alimentos e alertaram sobre os sintomas e as complicações da doença. Segundo a nutricionista os participantes se inteiraram dos assuntos apresentados e várias dúvidas foram solucionadas.

 


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00