Projeto Escola no Campo premia vencedores
O Projeto Escola no Campo é desenvolvido nas escolas da região desde 2002 através da parceria entre Cotrijal, Syngenta e Secretarias de Educação dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Ernestina, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo e Victor Graeff. Nesta quinta-feira (25), aconteceu a cerimônia de encerramento das atividades de 2010 do projeto.
O evento aconteceu no Restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal e contou com a participação dos representantes das entidades parceiras do projeto: Presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, Gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; Gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima; Gerente Regional Aliança (Syngenta), Nivaldo Lonardoni; Técnico de Vendas da Syngenta, Luciano Marquetti dos Santos; Treinee da Syngenta, João Paulo Assis; Secretário de Educação de Não-Me-Toque, Darci Bueno da Silva, além de Prefeitos e Secretários de Educação dos municípios parceiros.
Esse ano o projeto contou com a participação da Fundação Abrinq, que atuou na formulação da cartilha entregue para os estudantes. Durante algumas aulas, os alunos trabalharam com a cartilha referente ao projeto. E por fim cada estudante fez um desenho e também uma frase referente ao conteúdo desenvolvido.
As atividades do projeto foram realizadas em aproximadamente 60 escolas municipais e estaduais da área de atuação da Cotrijal, com a participação de 161 professores e 1780 alunos de 4ª e 5ª série.
De 19 a 26 de outubro os alunos receberam a visita da comitiva do Projeto Escola no Campo, com a encenação de um teatro e também a apresentação da bióloga Deisi Sebastiani Nicolao, que relembrou o que foi trabalhado em sala de aula pelos alunos, dando ênfase no que diz respeito a agrotóxico e a importância da utilização de EPIs.
Durante o encerramento cada município apresentou as suas duas melhores frases e os dois melhores desenhos e os alunos autores desses trabalhos receberam uma bicicleta para o primeiro lugar e uma bola para o segundo.
No Projeto Escola no Campo é abordado como tema "Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos", que visa informar os estudantes das técnicas corretas de aplicação do produto e promover a conscientização das crianças, principalmente os filhos de agricultores, quanto aos riscos decorrentes do uso incorreto, suas consequências para o aplicador e o consumidor.
O Município de Lagoa dos Três Cantos participou do Projeto e esteve na solenidade de encerramento com Alex Webr, Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento, Noelí Petry, Supervisora de Educação, Eliane Francisca Hartmann, Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier e as Professoras Claudete Bohn e Micheli Fucks que ministraram as aulas.
Os vencedores três-cantenses foram:
Categoria Desenho:
1º lugar: Thainã Kayser Follmer (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina)
2º lugar: Ezequiel Domingos Schollkof (Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier)
Categoria Frase:
1º lugar: Lucas Mateus Schneider (Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier)
2º lugar: Bianca Bottcher (Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier)