26 de julho de 2010 as 09:18 / Geral

Experiência Alemã na destinação do lixo

Na sexta-feira da semana que passou, dia 23, a Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos foi o local de reunião dos representantes da área de Meio Ambiente dos municípios de Não Me Toque, Selbach, Tapera e os anfitriões, com a presença do Prefeito três-cantense Ernor Weber, Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, Presidente do COMDIMA /RS Aírton Scheffel que também é o Diretor de Meio Ambiente do município e o Secretário de Agricultura Roque Fath.

O objetivo do encontro foi de ouvir os empresários Alemães Holger Tschense e Klaus Zeler, especializados em recolhimento e destinação de lixo, com experiência comprovada pela prestação de serviços no país germânico. Dois modelos foram apresentados: incineração com produção de energia ou separação do lixo já na sua origem. Conforme os alemães, 90% do lixo que é classificado na sua origem são reaproveitados, sendo somente 10% é destinado ao aterro. Estes aterros, no modelo apresentado, possuem sistema de captação de chorume e gás metano. O chorume é tratado e volta ao meio ambiente como água pura enquanto o gás metano é utilizado na produção de energia elétrica.

De posse destas informações, segundo o Prefeito Ernor Weber, uma reunião de prefeitos deve acontecer nos próximos dias para deliberar assuntos como administração de aterros, implantação ou não de algum dos sistemas apresentados, entre outros. "O importante é que estamos aperfeiçoando a idéia". Concluiu Ernor.