27 de abril de 2024 as 11:58 / Cultura

Rancho Vô Emílio presta homenagem póstuma ao vice-prefeito Acildo Francisco Hartmann na abertura do 8º Rodeio Crioulo Nacional

Na noite de sexta-feira (26) houve a solenidade de abertura do 8º Rodeio Crioulo Nacional promovido pelo Piquete de Laçadores Rancho Vô Emilio na Pista de Laço do Parque da Lagoa Fest com a presença de autoridades tradicionalistas, equipes de laçadores, autoridades municipais e grande público.

Como parte da solenidade, o protocolo convidou os familiares do vice-prefeito Acildo Francisco Hartamann, o Frantz, falecido no mês de março de 2021, pouco mais de 2 meses após a sua posse na atual administração.

A homenagem lida pelo protocolo na íntegra;

“Acildo Francisco Hartmann nasceu em maio de 1961 em Não-Me-Toque, filho de Edy Rosina Fries Hartamnn e Atalíbio Hartamnn. Passou a sua infância feliz em Vila Seca, junto com seus irmãos Jacinta, Lúcia, Elci e Odelcio, ajudando seus pais nas atividades agrícolas. Desde cedo, demonstrou interesse pelos estudos e pela agricultura.

Iniciou sua jornada acadêmica na Escola Anita da Silveira e concluiu o primeiro grau na Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier. Posteriormente, continuou seus estudos no Colégio São Francisco Solano em Não-Me-Toque, enquanto ainda ajudava seu pai na propriedade. Em 1972 foi agraciado com uma viagem a Porto Alegre por ter as melhores notas na Escola Anita da Silveira.

Frantz destacou-se também como atleta e incentivador do E.C Avante, participando de campeonatos de futebol, contribuindo para as vitórias de seu time. Ele serviu, com muito orgulho, ao Exército Brasileiro em 1979.

Em 4 de fevereiro de 1984, casou-se com Maria Susana Hartmann, uma união de muita felicidade e para toda a vida. Ainda na busca pelo conhecimento, Acildo ingressou Escola Agrícola Eprocar, em Carazinho, onde se formou Técnico em Agropecuária no ano de 1996. Posteriormente iniciou sua carreira profissional da Cooperativa Tritícola Taperense, Cotrisoja, unidade de Lagoa dos Três Cantos, onde se destacou pela dedicação e profissionalismo conquistando o respeito dos colegas e associados.

Em 2003, sua felicidade se ampliou com o nascimento de sua filha Isadora, a quem incentivou a participar das atividades tradicionalistas, especialmente no CTG Guido Mombelli. Acildo sempre esteve presente para apoiar Isadora na parte artística e apreciar as atividades campeiras da qual ele gostava muito.

Em setembro de 2020, Frantz encerrou suas atividades na Cotrisoja para embarcar em um novo desafio; a política. Candidatou-se a vice-prefeito, ao lado do prefeito Sergio Lasch e venceram as eleições, assumindo o executivo municipal em 1º de janeiro de 2021.

No entanto, a trajetória de Acildo foi interrompida em fevereiro de 2021 quando contraiu o vírus da Covid-19. Após enfrentar complicações, faleceu em 5 de março do mesmo ano, deixando um legado de dedicação à comunidade e a família.

Seu exemplo com líder cooperativista, esportista, pai, político, amigo e companheiro continuam a inspirar aqueles que o conheceram, sempre será lembrado com carinho e admiração pelo grande ser humano que foi, deixando marcas permanente na história da Lagoa dos Três Cantos e da região”.

Em seu pronunciamento o prefeito Sergio Lasch destacou a parceria de longa data com Frantz e a grande lacuna que ficou aberta na Administração Municipal com a sua partida.

Ao final a família recebeu uma condecoração pelo legado deixado por Acildo Franciso Hartmann, o Frantz.