03 de dezembro de 2022 as 14:11 / Educação

CME determinou alterações no funcionamento da EMEF Dona Leopoldina para 2023

A Secretaria Municipal de Educação Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Lagoa dos Três Cantos encaminhou no mês de novembro ao Conselho Municipal de Educação um pedido de paralização das atividades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina de Linha Glória a partir de 2023. O pedido foi embasado na redução do número de estudantes no educandário sem previsão de novas matrículas, anos escolares com apenas um aluno, baixo rendimento escolar identificado nas turmas multisseriadas, pouca socialização de alunos com os seus pares e diferença de até 4 anos entre colegas da mesma sala de aula, entre outros.

A partir do pedido feito pela SMECTDL, o CME ouviu a comunidade escolar, buscou embasamento na legislação vigente através de consultoria externa e após reunião que ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 1º, deliberou sobre mudanças no funcionamento do colégio para o próximo ano. São elas: que seja mantido o Sistema de Ensino em vigor no município e sejam feitas avaliações através do sondar e a nota passe integrar a avaliação trimestral, que sejam feitas avaliações bimestrais do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e sejam ofertadas aulas de reforço aos estudantes na escola da sede do município, que seja substituído ou remanejado o quadro de profissionais da escola em função do rendimento, etc. a não aceitação das determinações pela comunidade escolar incidirá no parecer favorável, de forma unânime, pela paralização das atividades da Escola Dona Leopoldina.

Se com as alterações indicadas pelo CME, se comprove até o dia 20 de julho de 2023 que a aprendizagem não evoluiu ou que o número de alunos tenha reduzido a menos de 10, fica determinada a paralisação das atividades do educandário e nucleação dos alunos para as escolas da sede.

O documento com as deliberações do CME foi entregue ao prefeito Sergio Antonio Lasch na manhã de sexta-feira, dia 2. A tarde, em entrevista coletiva o prefeito explanou as alterações determinadas pelo Conselho Municipal de Educação. Conforme o prefeito “a data limite para evolução no rendimento da aprendizagem comprovado através de avaliações é 20 de julho de 2023”.

Prefeito Sergio na coletiva de imprensa