29 de novembro de 2022 as 11:15 / Educação

COMDICAs de Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach e Colorado realizaram a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ocorreu na manhã de segunda-feira (28), no Centro de Eventos de Tapera a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach e Colorado.

O tema do encontro foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” e a Conferência foi baseada em 5 eixos:

1º Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia, apresentado por Marisaura Raber Fior, Promotora da comarca de Tapera.

2º Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19, apresentado pelo CONDICA de Tapera.

3ª Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós pandemia, apresentado pelo CONDICA de Selbach.

4º Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico, exposto pelo CONDICA de Colorado.

5º Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19, explanado pelo COMDICA três-cantense.

No final do encontro houve a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual em data a ser definida. Os Delegado três-cantenses são: pelo COMDICA Alesandra S. Freitag como titular e Andréia A. Weber como suplente. Pelo Conselho Tutelar Ivanice Schu titular e Elisangela Gehrke suplente. Representando os estudantes Rhyan L. Wagner titular e Carlos E.O. Rodrigues como suplente.

As propostas referentes aos eixos apresentados, foram aprovadas e serão encaminhadas ao CEDICA/RS para apreciação na Conferência Estadual.