Trigo para produção de etanol
O trigo que sempre foi um dos mais importantes cereais na cadeia alimentícia, agora vem se destacando também como alternativa na produção de etanol.
Conforme notícias publicadas em alguns sites voltados ao agronegócio e outros segmentos do jornalismo nacional, estão sendo desenvolvidas cultivares exclusivamente para produção de etanol, com menos proteína e mais amido.
A partir desta informação, o produtor poderá apostar ainda mais no trigo como importante fonte geração de renda no período de inverno. O cereal está ganhando atratividade entre os produtores na medida em que o melhoramento genético aponta para produção, em 2 anos, de trigo especialmente para pizzas e também macarrão, e os estudos revelam que em 3 anos o trigo poderá ter mais fibras, como integral.
Por fim, a médio prazo, uma nova variedade de trigo com mais biomassa para produção de gás estará no mercado.
Essas novidades ampliam as possibilidades da cadeia produtiva do trigo e ampliam a relevância do agronegócio como geração de divisas ao país.
Este ano, segundo dados da Emater, a lavoura de trigo em Lagoa dos Três Cantos é de aproximadamente 2.100ha com projeção de produtividade ao redor de 53,6 sc/ha.