15 de outubro de 2021 as 16:55 / Agricultura

Curso de processamento de frutas

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos, através da Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com o CRAS, Sindicato Rural de Não-Me-Toque e SENAR – RS, realizou o Curso de Processamento de Frutas para mulheres produtoras rurais e suas famílias. As aulas foram ministradas pelo Professor Paulo Aydos Moreira, Instrutor do SENAR – RS e a prática aconteceu na cozinha do CRAS, onde a infraestrutura ofereceu maior facilidade às participantes, que aprenderam a confeccionar doces cristalizados, compotas, doces em calda, geleias e schmier.

Durante o curso, foram repassadas informações sobre colheita, pós-colheita, produção de sucos e polpas, pasteurizadas ou não, e desidratados. Foi trabalhado também o processamento de doces em massa e em corte e geleias, bem como açucarados. A prevenção de intoxicação por alimentos e a higiene pessoal também foi abordada. O curso teve aulas teóricas e práticas, somando um total de 24h e objetivou a profissionalização das participantes, agregando valores à produtividade e diversificando portfolio de produtos oferecidos pela agricultura familiar para as feiras locais ou alimentação escolar da rede municipal de ensino.

O sucesso do processamento de frutas está associado à vários fatores, dentre eles a qualidade da matéria-prima, a produção dentro de padrões técnicos e a utilização das boas práticas de fabricação, de forma a assegurar a qualidade do produto. Todos esses cuidados contribuem para sua conservação por longos períodos, sem alterações nocivas à saúde.