16 de setembro de 2021 as 10:56 / Agricultura

Emater de Lagoa dos Três Cantos apresenta relatório e plano de atividades

Na última quarta-feira (15), em reunião do Conselho Agropecuário na Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos, a extensionista rural e engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Miria Rosa Durigon apresentou o relatório das atividades desenvolvidas no município no ano de 2021 e explanou sobre as atividades que estão sendo planejadas para o ano de 2022. Estiveram presentes o Secretário de Administração Régis Simon, o supervisor microrregional da Emater Milton Rossetto, a Secretária de Agricultura e também membra do Conselho Tatiana Sostemeier Eckstein, além dos demais conselheiros.

Em relação as atividades realizadas pelo Escritório Municipal neste ano, destaca-se ações em Solos, Soja, Bovinocultura de Leite, Crédito Rural, Agroindústria, Milho, Trigo, Olericultura, Fruticultura, Floricultura, Piscicultura, Meliponicultura, Segurança e Soberania Alimentar, entre outras.

Na cultura da soja na safra 2020/2021, foi desenvolvido o trabalho de manejo integrado de pragas (MIP) em lavouras de quatro produtores, em que semanalmente as lavouras eram monitoradas em relação à presença de pragas por meio da metodologia do pano de batida. Dessa forma, as pragas eram identificadas e contabilizadas e caso alcançassem o nível de dano econômico, ações de manejo eram recomendadas. Também foi realizado o acompanhamento em relação a ocorrência de plantas daninhas e doenças, com as devidas recomendações de manejo caso fosse necessário.

Em Solos, foram realizadas ações de amostragem e interpretação de análises com recomendação de calagem e adubação necessárias para as lavouras de acordo com as culturas. Outra ação importante foi o manejo para descompactação, utilizando escarificador e culturas de cobertura, buscando aumentar a infiltração e armazenamento de água, essenciais em situações de escassez hídrica.

Também são atividades rotineiras do escritório municipal a encomenda de mudas de árvores frutíferas, alevinos, caixas de abelha e mudas de batata-doce, além da emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) aos agricultores familiares e levantamento de informações referentes às culturas anuais, olericultura e fruticultura comercial, venda de peixes na Semana Santa, produção leiteira, preços de serviços e de terras, intenção de plantio das culturas e perdas ocasionadas por eventos climáticos.