13 de setembro de 2021 as 18:49 / Geral

Professora Ires Fath recebe a homenagem “Caminhos de Anita”

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha.

Durante a Celebração Crioula promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina a “Anita” homenageada pelo CPM da escola foi a professora Ires Margarida Fath, por todo o legado que ela deixou neste educandário, inclusive participando de todos os eventos desde o ano de 2000.

Um pouco da história da professora homenageada.

A professora Ires Margarida Fath nasceu no dia 21 de outubro de 1961 em Tapera.

É filha de Ernesto e Juliana Scheffel, sendo a sétima e última filha do casal. É mãe de dois filhos Juliana Isabel e Juliano Jardel.

É pedagoga e pós graduada em Gestão e Supervisão. Morou por mais de 50 anos na comunidade de Linha Glória e hoje mora na sede do município, mas continua com raízes profundas na comunidade de origem, onde trabalhou também por mais de 40 anos como catequista e atualmente atua como ministra da Eucaristia.

Iniciou suas atividades como professora no dia 01 de agosto de 1982, na Escola Dona Leopoldina, com as turmas do 1º e 2º anos.

Já no ano seguinte continuou como professora e também assumiu o cargo de diretora, funções que acumulou por 30 anos, conquistando também ali sua primeira aposentadoria, construindo uma história de vida muito bonita nesta escola.

Praticamente todas as crianças que frequentaram a Escola Dona Leopoldina entre os anos de 1982 e 2012 foram alunos da professora Ires.

Em 2013 começou a trabalhar na EMEI Rainha onde atuou até 2020.

Atualmente trabalha na Secretaria de Educação, na coordenação do Programa A União faz a Vida e com Oficinas de Língua Alemã em Lagoa dos Três Cantos e Tapera.

Sempre valorizou suas origens e principalmente a cultura alemã, o que fez com que conseguisse por dois períodos (2009 e 2016) uma bolsa de estudos na Alemanha, através do Instituto Goethe de Porto Alegre.

Também trabalhou com língua alemã em Cursos de Idiomas CIPEX em Não Me Toque e Ibirubá e com oficinas de Língua Alemã nas escolas municipais de Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Victor Graeff e Selbach.

Sempre teve muito apoio da família e da comunidade e sempre preocupada com uma educação de qualidade e com as boas memórias que se constrói ao longo da vida e principalmente com as marcas deixadas por um bom educador.

– Sou imensamente grata pela homenagem que recebi. Quando a gente faz as coisas com amor e carinho, os nossos dias são feitos por pequenos instantes, mas que se tornam em grandes momentos – afirmou a homenageada.