A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
02 de setembro de 2020 as 14:12 / Saúde

Setembro Amarelo – 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Setembro Amarelo é uma “Campanha de Valorização à Vida” que traz consigo o diálogo sobre o suicídio, objetivando a conscientização e prevenção do cidadão. O Suicídio pode afetar pessoas de diferentes classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Confira alguns dados:

–  A cada suicídio 20 tentativas estão acontecendo nesse momento;

–  O RS lidera e está em 1º lugar em número de suicídio;

–  No Brasil o suicídio é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos;

–  Houve aumento progressivo de suicídios entre os idosos acima de 65 anos;

– Regiões agrícolas mantêm altos números por causa de crises no setor e efeitos dos agrotóxicos no nosso sistema nervoso central.

– Mulheres TENTAM mais e homens COMETEM mais;

– Vale lembrar que devemos ficar alertas no comportamento de automutilação de jovens;

O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio em uma família e comunidade é imensurável. Os fatores advêm de múltiplas causas. Mas a boa notícia é que o suicídio pode ser prevenido!

Fique atento aos sinais! Frases como: “Vou desaparecer.” e “Vou deixar vocês em paz.” podem ser sinais, além de isolamento social, entre outros.

Como auxiliar? Podemos ouvir pessoas em risco atentamente, estabelecendo uma relação de empatia, respeito, seriedade, removendo os meios pelos quais a pessoa possa tentar tirar sua própria vida, manter vigilância, tudo isso aliado ao encaminhamento aos profissionais de saúde. Vale ressaltar que o cuidado a este indivíduo envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros), contando sempre com o apoio da família e da comunidade.

Dicas: Para melhorar sua qualidade de vida, procure vigiar seus pensamentos, cuide de você, escute músicas de meditação, faça atividades ao ar livre e programas em família, cultive sua espiritualidade, procure aprender coisas novas, se engaje em trabalhos voluntários em sua comunidade, entre outros.

Ajuda: Serviços de saúde – Hospital Geral – CVV- Centro de Valorização da Vida 188 / ligação gratuita.

Pauline Letícia Lavall

Psicóloga


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00