A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
15 de junho de 2020 as 13:33 / Assistência Social

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Hoje, 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em razão do crescente número de casos de violência contra as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

O verbo correto não é comemorar, e sim refletir – e muito. Criado pela Organização das Nações Unidas, o que esse nome esconde é uma triste realidade que não tem fronteiras e cujas estatísticas não retratam com fidelidade a extensão do mal. O mais visível é a violência física, mas abuso pode se caracterizar por qualquer ação que cause dano a uma pessoa mais velha, num leque que vai do emocional ao financeiro. Aliás, a questão da exploração financeira vem crescendo a tal ponto que será tema de discussões entre 5 e 7 de julho, na sede da ONU, em Nova York.

A Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS de Lagoa Dos Três Cantos , faz o acompanhamento e demais encaminhamentos que se façam necessários de pessoas idosas que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, econômica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência e autonegligência. Não devemos nos calar. Temos sim que denunciar, não é só um ato de amor e cuidado, como também de proteção aos direitos desses idosos.

 

Denúncias poderão ser feitas através do DISK 100.

Equipe Técnica do Cras

Pauline L. Lavall – Psicóloga

Mara Grando – Assistente Social

Dorotéa E. Dressler – Assistente Social


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00