A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de abril de 2020 as 08:34 / Saúde

Cuidados para a Saúde Mental durante a Pandemia

Percebe-se que o novo Coronavírus está gerando medo e estresse na população. As consequências da pandemia, além do risco de contaminação, causam incertezas, isolamento social, risco de desemprego entre outros, além da pressão psicológica no cidadão. Todo este cenário pode causar sérios problemas psicológicos ou até mesmo agravar os sintomas em quem já enfrenta alguma patologia de ordem emocional.

A orientação é que busque informações apenas de fontes confiáveis como a Organização Mundial da Saúde – OMS, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde e das autoridades locais, para que evite notícias falsas que aumentarão o medo e a histeria na população, pois infelizmente existem pessoas que usam de má fé para tirar proveito próprio da situação.

Precisamos seguir os cuidados sugeridos pelos órgãos de saúde:

  • Evite utilizar de métodos nocivos a sua saúde como o uso de álcool, tabaco e ou outras drogas, elas pioram o seu bem estar físico e mental.
  • Encontre um propósito, um objetivo neste período. Tente ocupar a mente, mantê-la ativa, porque por mais difícil que possa ser sempre podemos tirar lições e aprendizados para a nossa vida.
  • Fazer alguns exercícios dentro de casa, procurando manter uma alimentação saudável, pois esses cuidados proporcionam o aumento da nossa imunidade, tão importante para o controle desta doença.
  • Estabelecer uma rotina de sono conforme suas necessidades.
  • Manter um bom relacionamento com as pessoas, pois o apoio mútuo nos auxilia muito em períodos de preocupações, medos, estresse e ansiedade.
  • Interajam com seus familiares, amigos, colegas, preferencialmente de forma virtual – online, conforme orientações dos órgãos de saúde.

É momento de nos unirmos, não fisicamente, para evitar o risco de contágio, mas em nossas ações e atitudes, procurando manter os pensamentos positivos e boas energias nos auxiliando assim tanto física quanto mentalmente, desenvolvendo nossa espiritualidade e renovando nossa fé.

Pauline Letícia Lavall – Psicóloga/ CRP 0712874

 


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00