Setembro Amarelo – Prevenção a Suicídio
Setembro amarelo
10 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Setembro amarelo é uma Campanha de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio, buscando a conscientização e a prevenção. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
Muitas vezes a discussão sobre o tema é deixada para “depois”, como se existisse uma espécie de tabu sobre o assunto. É ignorada pela maioria das pessoas a dimensão do problema e a quantidade de pessoas que ele atinge. Infelizmente, tirar a própria vida tem se tornado um mal cada vez mais comum.
É um grande equívoco pensarmos que falar sobre o assunto poderia estar estimulando a prática do suicídio, muito pelo contrário, pois é também através do diálogo que poderemos perceber e detectar possíveis sinais de que a pessoa está precisando de ajuda.
Os fatores são multicausais. Podemos auxiliar as pessoas em risco de suicídio procurando ouví-las atentamente, estabelecendo uma relação de empatia, respeito, seriedade, removendo os meios pelos quais a pessoa possa tentar tirar sua própria vida, manter vigilância, tudo isso aliado ao encaminhamento aos profissionais de saúde. Vale ressaltar que o cuidado a este indivíduo envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros), contando sempre com o apoio da família e da própria comunidade.
Onde buscar ajuda:
Serviços de saúde
SAMU 192
Hospital Geral
CVV- Centro de Valorização da Vida 188 – ligação gratuita
SERVIÇO DE PSICOLOGIA
MUNICÍPIO DE LAGOA DOS TRÊS CANTOS