Produção sustentável é possível! Otimize o uso de sua propriedade
O clima subtropical gaúcho favorece o desenvolvimento de pastagens durante o ano todo, porém muitos bovinocultores acabam investindo grande parte do que poderia ser seu lucro na compra de rações e proteínas por manterem um sistema baseado na alimentação junto ao cocho.
Indo na direção contrária, o PISA (Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários) através de sua metodologia vem ensinando um grupo de 35 produtores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos a maximizar a sua produção através manejo adequado do solo e otimização de recursos naturais.
Desenvolvida através do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, a parceria entre FARSUL, SENAR/RS E SEBRAE/RS é um projeto com quatro anos de duração prestando consultorias técnicas, além de outras ações baseadas nos pilares de sustentabilidade. O método de trabalho é feito de forma customizada em cada propriedade, de acordo com as características, necessidades e objetivos do produtor, que aprende a trabalhar as pastagens da mesma forma que trabalha as lavouras, sabendo quais são as épocas certas para plantio, de adubação e qual a altura de entrada e saída do pasto, o que reduz o custo da alimentação bovina e do trabalho diário.
Marcos Nunes Costa, consultor técnico da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios que presta consultoria junto as Unidades de Treinamento fala aponta que umas das tecnologias empregadas pelo projeto é o pastejo rotatínuo. Através dessa técnica de pastejo, não é feita a raspagem total dos piquetes, ou seja, os animais consomem 50% da altura da pastagem afim de melhorar a qualidade da alimentação devido a maior proporção de folhagem ingerida pelo animal e não do talo da planta. Dessa forma, o produtor pode trabalhar a dieta total do animal com menores teores de proteína provenientes de rações e demais alimentos, acarretando assim em menor custo de produção.
As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018 quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do SEBRAE. Para participar do programa é necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a Integração Lavoura-Pecuária a Fruticultura.
Foto – Marcos Nunes Costa
Jaques Petry
Jornalista
MTE 0018162/RS
(54) 9161-0860