22 de novembro de 2017 as 12:59 / Administração Municipal

Curso de Boas Práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos foi realizado em Lagoa dos Três Cantos

A Administração Municipal, em parceria com a EMATER/RS-ASCAR de Lagoa dos Três Cantos, promoveu na terça-feira, 21 de novembro, na Câmara de Vereadores, o curso de Boas Práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos. O objetivo do curso foi capacitar as empresas do comércio local em atividade, os participantes da parte gastronômica da Lagoa Fest e entidades ligadas ao Núcleo Cultural. O encontro foi ministrado pelo Assistente Técnico Regional da EMATER Vilmar Wruch Leitzke e pela Assistente Técnica Social Regional da EMATER Luciana Gobbi.

Em entrevista, Vilmar explicou que abordou com os participantes os procedimentos, as formas, as preocupações e o envolvimento necessário no momento de elaborar e fornecer pratos para a comunidade. Relatou que as boas práticas estão inseridas em todas as atividades agrícolas, desde a produção até a fabricação, numa perspectiva de garantir ou reduzir o risco de contaminação, de problemas associados à saúde pública e da possibilidade de contaminação por agentes microbiológicos que poderiam causar distúrbios alimentares na elaboração desses pratos.

Luciana destacou que trabalhou a excelência no atendimento, o saber fazer, o saber vender, toda a organização necessária para participar de uma feira, saber o que pode e o que não pode fazer e a importância do Marketing. Enalteceu que o diferencial ainda é ter um bom produto, um bom atendimento, ter o cuidado na fabricação do alimento, ter cuidado com os custos, dar a atenção necessária ao seu cliente e, em relação ao Marketing, saber trabalhar com os diversos meios de comunicação que hoje estão ao alcance de todos através da internet e principalmente das redes sociais.

Ao final do curso, foi entregue aos participantes um certificado que será necessário para as renovações de alvarás sanitários do município, tanto para empresas, MEIs e qualquer outro serviço de alimentação que venha a se instalar ou trabalhar no município durante o ano. Já a empresa que não possuir funcionário capacitado, não terá seu alvará fornecido ou renovado no próximo ano.

Adriano Lima – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos