08 de setembro de 2017 as 09:03 / Saúde

Setembro Amarelo

:: Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa dos Três Cantos Psicóloga Camila Amaral ::

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio, que ocorre especialmente no mês de setembro, desde 2014. Essa campanha tem por objetivo alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e propor apoio comunitário e profissional à população como forma de prevenção.

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já foram problemas rodeadas de tabus e que viam o número de suas vítimas aumentar. Foi necessário muito esforço para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. Por isso falar sobre suicídio é necessário para preveni-lo. Falar sobre suicídio não estimula o ato, estimula a busca por ajuda!

Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 815 mil pessoas se mataram no ano 2000 em todo o mundo, o que significa um suicídio a cada 40 segundos. E que até o ano de 2020, mais de 1,5 milhões de pessoas vão cometer suicídio.

Não existe uma causa única que leve ao suicídio. A maioria dos pesquisadores vêem o suicídio como uma construção ao longo da vida do sujeito que acabou por acreditar que viver é mais sacrificante que morrer. Em geral, o que é chamado de “causa”, ocorre em culminância com uma série de outros fatores que vão se acumulando na vida do sujeito, como fatores familiares, sociais, biológicos, psicológicos, etc. Trata-se de um ato não apenas individual, mas também social, pois a mesma relação que há desse sujeito com sua família, também há do sujeito com a sociedade em que vive.

A prevenção do suicídio é possível, pois geralmente quem cogita suicídio, o faz no decorrer de um processo de adoecimento psíquico. Quando se obtém tratamento e com ajuda para os problemas emocionais, normalmente o desejo de morrer desaparece. Procure ajuda para si e para seus familiares quando identificar algum risco!

Imagem: Internet

Fonte: