03 de agosto de 2017 as 08:23 / Geral

Municípios que integram projeto do COMAJA iniciam os trabalhos do recadastramento imobiliário

Com proposta de redução da injustiça tributária, 15 municípios assinaram na manhã de terça-feira (01), em Santa Bárbara do Sul, na Prefeitura Municipal, os contratos de adesão ao projeto de recadastramento imobiliário agenciado pelo COMAJA – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí.

Na oportunidade, Luiz Fernando Lozi do Carmo, representante da empresa Geopix do Brasil explanou sobre os serviços que serão prestados e junto com o secretário Executivo do COMAJA, João Schemmer, sanou as dúvidas de prefeitos e representantes municipais antes da assinatura dos contratos.

O recadastramento imobiliário de maneira conjunta entre os municípios ocasionou uma redução de valores e, antes, conforme processo licitatório, a cada cem mil unidades ao valor total de R$ 5 milhões e 500 mil seria pago R$ 55,00 por unidade, mas após a adesão das cidades o valou baixou para R$ 2 milhões e 199 mil, ou seja R$ 21,99 por unidade recadastrada.

O prefeito de Saldanha Marinho e presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral, falou sobre o impacto financeiro que a união dos municípios vai proporcionar aos cofres das cidades, através de uma arrecadação tributária mais elevada.

A primeira cidade a passar pelo processo de revisão imobiliária será Santa Bárbara do Sul e conforme o prefeito e presidente da AMAJA – Associação dos Municípios do Alto Jacuí, Mário Filho, a oportunidade é única e obviamente será de grande retorno a todas as comunidades envolvidas, pois dará mais sustentabilidade a arrecadação municipal.

O recadastramento em Santa Bárbara do Sul acontecerá por etapas, assim como nos demais municípios. Neste momento a empresa busca informações e dados cadastrais para evoluir nos trabalhos.

Municípios consorciados ao COMAJA que até o momento aderiram ao projeto:

Alto Alegre, Barros Cassal, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Colorado, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Itapuca, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Soledade e São José do Herval. Vale lembrar que o edital de adesão ao projeto de Recadastramento Imobiliário tem validade de um ano, e ainda está disponível caso algum município queira aderir.

Texto e foto: João Bóllico

da Prefeitura de Santa Bárbara do Sul