14 de junho de 2017 as 09:34 / Cultura

Rota das Terras Encantadas trabalha no planejamento das ações turísticas e da comemoração dos seus 20 anos

Na manhã de quinta-feira, dia 8 de junho, aconteceu a reunião mensal do departamento de turismo Rota das Terras Encantadas na sede administrativa do Comaja em Ibirubá. Na pauta, diversos assuntos importantes, entre eles sobre o andamento do planejamento da região turística, e também detalhes do baile comemorativo aos 20 anos da Rota das Terras Encantadas.

Durante o encontro a Diretora de Turismo Carolina Lopes de Borba, apresentou o relatório sobre a reunião do Conselho Estadual de Turismo, realizada dia 23 de maio em Porto Alegre, repassando informações sobre a regionalização e o cadastro do turismo rural. Também foi apresentado a organização dos perfis turísticos e as etapas do projeto “Turismo em Foco” que entrará em ação ainda este mês. Este projeto faz parte do planejamento regional e tem como objetivo a municipalização do turismo nos 17 municípios da Rota.

Os coordenadores de turismo também receberam informações sobre o projeto “Arte e Turismo”, uma realização do Governo do Estado em parceria com a MARGS- Museu de Arte do Rio Grande do Sul e AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que visa promover e divulgar as regiões. Ficou definido que a Rota das Terras Encantadas irá participar do projeto, com o objetivo de apresentar todas as suas potencialidades.

Outro importante evento é 2º Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Turismo, que acontecerá dia 22 de junho em Veranópolis-RS. Este ano o congresso terá como tema “Desenvolvimento Sustentável e a Acessibilidade no Turismo”. A região está se organizando para participar.

Preparativos para a comemoração dos 20 anos

O dia 7 de julho está chegando. Data em que a Rota das Terras Encantadas vai comemorar 20 anos de fundação com um grandioso evento em Fortaleza dos Valos. Na reunião, foram apresentados alguns detalhes da campanha de 20 anos, entre eles a logo comemorativa e o regulamento do concurso que irá escolher as Senhoritas Turismo da região.

O baile de aniversário vai reunir em Fortaleza dos Valos os municípios consorciados para celebrar duas décadas de história do departamento de turismo. A noite será especial também, para as senhoritas turismos de cada município, que irão concorrer ao título regional. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.rotadasterrasencantadas.com.br.

Fonte: Luciano Gaspar – Assessoria de Comunicação Comaja e Rota das Terras Encantadas