Programa Juntos para Competir traz mais rentabilidade ao produtor de leite
A produção leiteira é o carro chefe na maioria das pequenas propriedades rurais do Rio Grande do Sul e em outras é feita no intuito de proporcionar um incremento na renda do pequeno agricultor, mas engana-se quem pensa que que produzir leite é uma tarefa simples.
Conhecimento e produtividade andam juntas em toda cadeia produtiva, desde o grão aos produtos de origem animal e são cada vez mais buscados por esses produtores que desejam permanecer no campo com mais conforto e qualidade de vida.
Pensando nestes casos, uma iniciativa do SENAR/RS, SEBRAE/RS e FARSUL está proporcionando a 35 produtores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos a oportunidade de maximizar a sua produção através do Programa Juntos Para Competir.
O Programa Juntos para Competir visa organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através da capacitação e de uma maior integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.
No que especificamente se trata da questão de Produção Leiteira, ambos os Municípios integram um projeto maior, conhecido como PISA (Produção Intetgrada de Sistemas Agropecuários) que conta com a grupos em desenvolvimento em Marau, Água Santa, Fontoura Xavier e Tapera.
Referenciados pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque, representante do Senar/RS e Farsul na região, os produtores participam de encontros onde são traçadas metas e desenvolvidos planos anuais de atividades, além de receber um acompanhamento técnico individual em suas propriedades.
O PISA
O projeto PISA trabalha especificamente em processos de melhoria na produção de gado leiteiro e gado de corte. Nestes municípios, os produtores recebem consultorias, participam de palestras, cursos, viagens técnicas e são desafiados a adotar novas técnicas de manejo de pastagens e gestão de suas propriedades.
O programa iniciou na região em 2013, quando proporcionou para 10 produtores de leite de Victor Graeff e 10 produtores de leite de Lagoa dos Três Cantos que participassem de uma formação completa em bovinocultura de leite através ddo projeto LEITEC do SENAR-RS que envolvia 120 horas de aulas presenciais e consultorias nas propriedades.
Já em 2015 foi iniciada a metodologia do PISA, um curso de longo prazo que vem sendo desenvolvido atualmente e estendera-se até o final de 2018.
Além do SENAR-RS, SEBRAE-RS, FARSUL e Sindicato Rural de Não-Me-Toque, envolvem-se no programa a Prefeitura Municipal de Lagos dos Três Cantos, a Cooperativa Santa Clara e a EMATER.
Fonte: Jaques Petry
Jornalista (MTE 0018162/RS)