VACINA CONTRA A HPV
A unidade de saúde está realizando uma atividade especial para imunizar todas as meninas de 9 a 11 anos. Uma campanha que já foi realizada nas escolas informando a importância da realização desta vacina para meninas a partir de 9 anos de idade.
A vacina é extremamente segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Desta forma é fundamental a colaboração dos pais e das escolas para enfrentar essa doença, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil.
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Vale lembrar que a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.