28 de outubro de 2015 as 00:00 / Saúde

Dengue: de que lado você está?

A Vigilância Sanitária e Entomológica do município de Lagoa dos Três Cantos, através da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a campanha contra o mosquito da Dengue com o slogan “De que lado você está?”, buscando mostrar para toda a comunidade três-cantense a importância da manutenção de seus pátios, casas e terrenos organizados, de modo que não hajam possíveis locais para acúmulo de água, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o vetor transmissor do mosquito da Dengue, da Febre Amarela e mais recentemente também da Febre Chikungunya e do Zica Vírus.

Vale ressaltar que a equipe da Secretaria trabalha constantemente e durante todo o ano para evitar que o mesmo se prolifere, porém, ainda é comum encontrar locais onde a água se acumula em muitas casas, bem como em locais públicos, como o cemitério. Esse perigo se redobra agora que está entrando as estações mais quentes, propícias para a proliferação do mosquito.

O município está na lista de cidades infestadas pelo mosquito no Estado. Sendo assim, um trabalho diferenciado precisa ser realizado para se ter um levantamento do índice de infestação do mesmo. Com esses números, e de forma mais localizada, pode-se ter uma ideia de que pontos são mais críticos e quais os locais precisam ser acompanhados com mais precisão, a fim de se evitar que o mosquito volte a incomodar os três-cantenses. Este trabalho será realizado entre os dias 09 e 11 de novembro e contará com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e da equipe da 6ª Coordenadoria de Saúde.

Também, com a chegada do Dia de Finados, a Secretaria Municipal da Saúde intensificou o trabalho junto a um ponto estratégico, colocando novas placas junto ao cemitério municipal da sede, informando da necessidade de trocar a brita por areia junto aos vasos e assim evitar o acúmulo de água, bem como colocou à disposição areia para ser utilizada, até porque a equipe trabalha no sentido de negativar o município em relação ao mosquito, mas para isso será preciso a ajuda de toda a comunidade, além do que já vem sendo feito, para que o perigo do Aedes Aegypti não esteja no seu terreno. E então, de que lado você está?