A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
02 de dezembro de 2014 as 00:00 / Cultura

Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas

Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas

Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas do município de Lagoa dos Três Cantos para o biênio 2015/2016. Para concorrer a candidata deverá ter idade mínima de 15 anos até o dia do evento, ser solteira, sem filhos, domiciliada no município há pelo menos dois anos.

O concurso possui três etapas: Prova Escrita (30%), Prova Oral (20%) e Desfile (50%). As provas oral e escrita acontecerão no dia 05 de janeiro de 2015. O Desfile ocorre no dia 09 de janeiro de 2015, no Baile de Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos – LTC.

As inscrições estarão abertas do dia 02 a 17 de dezembro de 2014, e serão realizadas na Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, com Iara.

 

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

Objetivos:

Serão eleitas uma RAINHA, uma SENHORITA TURISMO e duas PRINCESAS (1ª Princesa e 2ª Princesa) para promover e representar o município e a Lagoa Fest.

A Rainha, Senhorita Turismo e Princesas eleitas serão representantes oficiais do Município de Lagoa dos Três Cantos, em eventos em geral, bem como, nas promoções vinculadas à Lagoa Fest, mediante aprovação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, desporto e Lazer (SMECTDL), sejam estas realizadas no Município ou fora dele.

A escolha da corte será regida pelo presente regulamento.

 

Das Participantes:

Poderão participar do concurso as pessoas do sexo feminino, que estejam devidamente inscritas na forma deste regulamento e que preencham os requisitos nele estabelecidos.

 

Requisitos:

A Candidata deverá preencher os seguintes requisitos:

a)      Ser brasileira;

b)      Idade mínima de 15 anos até o dia do evento e máxima de 25;

c)      Ser solteira;

d)     Não ter filhos;

e)      Estar cursando o Ensino Médio;

f)       Estar domiciliada em Lagoa dos Três Cantos a pelo menos dois anos;

g)      As candidatas que, por motivo profissional ou de estudos, residirem em tempo parcial fora do município poderão participar  do Concurso desde que atendam integralmente aos compromissos.

 

 

 

Das Inscrições:

As inscrições serão feitas na Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 02 de dezembro até o dia 17 de dezembro de 2014.

A Candidata apresentará sua inscrição, juntamente com:

a)      Ficha de inscrição (conforma modelo);

b)      Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

c)      Comprovante de residência;

d)     Telefone para contato;

e)      E-mail para contato;

f)       Termo de compromisso da Candidata (conforme modelo) preenchido e assinado;

g)      Em caso de candidata menor de idade, autorização dos pais ou responsável da ciência da participação da menor no certame;

h)      No ato da inscrição, a candidata deverá entregar um CD ou pendrive, contendo uma foto sua no formato JPG e uma sugestão de música para o seu desfile. As fotos serão utilizadas para a divulgação na imprensa e site oficial do Município.

 

 

Do compromisso da Candidata:

A candidata compromete-se em acatar todas as determinações e programas estabelecidos pelo município.

 

Da escolha:

A escolha da Rainha, Senhorita Turismo e Princesas acontecerá no dia 09 de janeiro de 2015, às 22 horas, tendo como local a Sociedade Recreativa Sempre Unidos.

As candidatas serão apresentadas em traje longo, em desfile individual e em conjunto.

A Rainha eleita será a candidata que obtiver maior pontuação, seguida da Senhorita Turismo, com a segunda maior pontuação e após as Princesas que terão, respectivamente, a terceira e a quarta maior pontuação.

No dia do concurso serão divulgados os resultados do certame por ordem de classificação.

O voto individual do jurado não poderá ser questionado, visto o caráter personalíssimo dos elementos utilizados para obtenção do resultado final de cada candidata.

 

Da avaliação:

Serão avaliados os seguintes quesitos:

a)      Entrevista (20%)

b)      Prova teórica (30%)

c)      Beleza, Simpatia, Desenvoltura e Elegância no desfile (50%)

OBS: A entrevista e prova teórica acontecerão dia 05 de janeiro de 2015, segunda-feira,  com início às 19h30min (prova escrita) e 20h30min (prova oral, nas dependências da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, com ensaio logo após.

O material oral para estudo e pesquisa (prova teórica) será sobre o município: origem, aspectos geográficos, simbologia, aspectos atuais, culturais, educacionais, etc.

 

Do júri:

O corpo de jurados será formado por cinco Personalidades, indicadas/convidadas pelo Município, de vários segmentos da sociedade regional.

Poderá haver a presença de jurados durante as atividades de preparação das candidatas, visando observar o crescimento de cada uma.

 

Da Coroação:

A apresentação das soberanas do município de Lagoa dos Três Cantos – RS, de 2015/2016 e coroação acontecerão durante o evento de Festival do chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos. A Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas receberão coroas e faixas.

 

Das Obrigações:

Após a eleição, a  Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas passarão a atender a programação organizada pelo município iniciando por uma fase de capacitação, de palestras informativas sobre aspectos que dizem respeito ao município, além de ampliar seus conhecimentos sobre a Lagoa Fest.

A Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas terão papel decisivo na promoção e divulgação da Lagoa Fest, no Município e fora dele.

Cabe ás eleitas acatar as definições da secretaria municipal de educação, Cultura, turismo, desporto e lazer.

O acompanhamento da Rainha, Senhorita Turismo e Princesas nas viagens promocionais, festas e eventos, é de responsabilidade do município juntamente  com a SMECTDL.

Durante dois anos as eleitas representarão o município participando de eventos da administração Municipal e de eventos das entidades do município, sempre que solicitado e, no próximo concurso, comparecer para passar as faixas e coroas.

 

 

Das obrigações do município:

As despesas com confecção e manutenção dos trajes típicos da Rainha, Senhorita Turismo e das Princesas, manutenção da cora, despesas com maquilagem e cabelo (quando solicitado), será de responsabilidade do município.

A premiação será uma viagem para as quatro primeiras colocadas, com roteiro a ser definido, além dos trajes para todas e cursos de aperfeiçoamento.

O Município reserva-se o direito de resolver qualquer caso omisso neste Regulamento.

 

Das responsabilidades do Certame:

A Secretaria municipal de Educação, Cultura, Turismo, desporto e Lazer (SMECTDL) assume a responsabilidade da realização do certame de Escolha da  Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas cabendo-lhe as seguintes atribuições:

a)      Elaboração e/ou revisão:

– do regulamento do concurso;

– da Ficha de inscrição das Candidatas;

– do termo de compromisso das candidatas que participarão do concurso;

– regulamento da logística das atividades da Rainha, Senhorita Turismo e    Princesas.

       b) Definição dos trajes das candidatas para o desfile individual e coletivo;

       c) direção dos trabalhos do Concurso;

       d) Definição do traje oficial da corte após eleitas;

       e) Apoio às Candidatas durante a festa.

 

Anexos:

a)      Ficha de Inscrição da Candidata;

b)      Termo de Responsabilidade;

c)      Autorização dos Pais (se menor).


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00