Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas
Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas
Estão abertas as inscrições para o concurso de Escolha das Soberanas do município de Lagoa dos Três Cantos para o biênio 2015/2016. Para concorrer a candidata deverá ter idade mínima de 15 anos até o dia do evento, ser solteira, sem filhos, domiciliada no município há pelo menos dois anos.
O concurso possui três etapas: Prova Escrita (30%), Prova Oral (20%) e Desfile (50%). As provas oral e escrita acontecerão no dia 05 de janeiro de 2015. O Desfile ocorre no dia 09 de janeiro de 2015, no Baile de Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos – LTC.
As inscrições estarão abertas do dia 02 a 17 de dezembro de 2014, e serão realizadas na Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, com Iara.
REGULAMENTO DO CONCURSO
Objetivos:
Serão eleitas uma RAINHA, uma SENHORITA TURISMO e duas PRINCESAS (1ª Princesa e 2ª Princesa) para promover e representar o município e a Lagoa Fest.
A Rainha, Senhorita Turismo e Princesas eleitas serão representantes oficiais do Município de Lagoa dos Três Cantos, em eventos em geral, bem como, nas promoções vinculadas à Lagoa Fest, mediante aprovação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, desporto e Lazer (SMECTDL), sejam estas realizadas no Município ou fora dele.
A escolha da corte será regida pelo presente regulamento.
Das Participantes:
Poderão participar do concurso as pessoas do sexo feminino, que estejam devidamente inscritas na forma deste regulamento e que preencham os requisitos nele estabelecidos.
Requisitos:
A Candidata deverá preencher os seguintes requisitos:
a) Ser brasileira;
b) Idade mínima de 15 anos até o dia do evento e máxima de 25;
c) Ser solteira;
d) Não ter filhos;
e) Estar cursando o Ensino Médio;
f) Estar domiciliada em Lagoa dos Três Cantos a pelo menos dois anos;
g) As candidatas que, por motivo profissional ou de estudos, residirem em tempo parcial fora do município poderão participar do Concurso desde que atendam integralmente aos compromissos.
Das Inscrições:
As inscrições serão feitas na Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 02 de dezembro até o dia 17 de dezembro de 2014.
A Candidata apresentará sua inscrição, juntamente com:
a) Ficha de inscrição (conforma modelo);
b) Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Telefone para contato;
e) E-mail para contato;
f) Termo de compromisso da Candidata (conforme modelo) preenchido e assinado;
g) Em caso de candidata menor de idade, autorização dos pais ou responsável da ciência da participação da menor no certame;
h) No ato da inscrição, a candidata deverá entregar um CD ou pendrive, contendo uma foto sua no formato JPG e uma sugestão de música para o seu desfile. As fotos serão utilizadas para a divulgação na imprensa e site oficial do Município.
Do compromisso da Candidata:
A candidata compromete-se em acatar todas as determinações e programas estabelecidos pelo município.
Da escolha:
A escolha da Rainha, Senhorita Turismo e Princesas acontecerá no dia 09 de janeiro de 2015, às 22 horas, tendo como local a Sociedade Recreativa Sempre Unidos.
As candidatas serão apresentadas em traje longo, em desfile individual e em conjunto.
A Rainha eleita será a candidata que obtiver maior pontuação, seguida da Senhorita Turismo, com a segunda maior pontuação e após as Princesas que terão, respectivamente, a terceira e a quarta maior pontuação.
No dia do concurso serão divulgados os resultados do certame por ordem de classificação.
O voto individual do jurado não poderá ser questionado, visto o caráter personalíssimo dos elementos utilizados para obtenção do resultado final de cada candidata.
Da avaliação:
Serão avaliados os seguintes quesitos:
a) Entrevista (20%)
b) Prova teórica (30%)
c) Beleza, Simpatia, Desenvoltura e Elegância no desfile (50%)
OBS: A entrevista e prova teórica acontecerão dia 05 de janeiro de 2015, segunda-feira, com início às 19h30min (prova escrita) e 20h30min (prova oral, nas dependências da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, com ensaio logo após.
O material oral para estudo e pesquisa (prova teórica) será sobre o município: origem, aspectos geográficos, simbologia, aspectos atuais, culturais, educacionais, etc.
Do júri:
O corpo de jurados será formado por cinco Personalidades, indicadas/convidadas pelo Município, de vários segmentos da sociedade regional.
Poderá haver a presença de jurados durante as atividades de preparação das candidatas, visando observar o crescimento de cada uma.
Da Coroação:
A apresentação das soberanas do município de Lagoa dos Três Cantos – RS, de 2015/2016 e coroação acontecerão durante o evento de Festival do chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos. A Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas receberão coroas e faixas.
Das Obrigações:
Após a eleição, a Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas passarão a atender a programação organizada pelo município iniciando por uma fase de capacitação, de palestras informativas sobre aspectos que dizem respeito ao município, além de ampliar seus conhecimentos sobre a Lagoa Fest.
A Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas terão papel decisivo na promoção e divulgação da Lagoa Fest, no Município e fora dele.
Cabe ás eleitas acatar as definições da secretaria municipal de educação, Cultura, turismo, desporto e lazer.
O acompanhamento da Rainha, Senhorita Turismo e Princesas nas viagens promocionais, festas e eventos, é de responsabilidade do município juntamente com a SMECTDL.
Durante dois anos as eleitas representarão o município participando de eventos da administração Municipal e de eventos das entidades do município, sempre que solicitado e, no próximo concurso, comparecer para passar as faixas e coroas.
Das obrigações do município:
As despesas com confecção e manutenção dos trajes típicos da Rainha, Senhorita Turismo e das Princesas, manutenção da cora, despesas com maquilagem e cabelo (quando solicitado), será de responsabilidade do município.
A premiação será uma viagem para as quatro primeiras colocadas, com roteiro a ser definido, além dos trajes para todas e cursos de aperfeiçoamento.
O Município reserva-se o direito de resolver qualquer caso omisso neste Regulamento.
Das responsabilidades do Certame:
A Secretaria municipal de Educação, Cultura, Turismo, desporto e Lazer (SMECTDL) assume a responsabilidade da realização do certame de Escolha da Rainha, Senhorita Turismo e as Princesas cabendo-lhe as seguintes atribuições:
a) Elaboração e/ou revisão:
– do regulamento do concurso;
– da Ficha de inscrição das Candidatas;
– do termo de compromisso das candidatas que participarão do concurso;
– regulamento da logística das atividades da Rainha, Senhorita Turismo e Princesas.
b) Definição dos trajes das candidatas para o desfile individual e coletivo;
c) direção dos trabalhos do Concurso;
d) Definição do traje oficial da corte após eleitas;
e) Apoio às Candidatas durante a festa.
Anexos:
a) Ficha de Inscrição da Candidata;
b) Termo de Responsabilidade;
c) Autorização dos Pais (se menor).