28 de agosto de 2014 as 00:00 / Administração Municipal

Pelo Bem de Toda a Comunidade

A cidade de LAGOA DOS TRÊS CANTOS , de forma pioneira e inovadora, está desenvolvendo uma série de ações pró ativas objetivando criar, difundir e organizar as ações de enfrentamento e resposta a desastres naturais. Fruto de uma necessidade de planejamento e preparação por parte do Poder Público e da Defesa Civil  Municipal, como forma de organizar a gestão de desastres naturais, verificou-se da necessidade de realizar uma série de ações visando preparar a comunidade da cidade e do interior para bem enfrentar estes fatos adversos quando eles ocorrem.

No mês de julho do corrente ano, iniciaram-se as atividades de PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL no município, onde a empresa especializada em ações de preparação e planejamento de cidades para o enfrentamento a desastres naturais, VENCER RH, foi contratada. Inicialmente foram elaborados estudos e diagnósticos do município de LAGOA DOS TRÊS CANTOS para compreender qual o seu histórico ante os sucessivos desastres que atingiram a região, desde sua emancipação até os dias atuais.  Com base nestes levantamentos, constatou-se o grau de vulnerabilidade do município ante eventos adversos que ocorrem com freqüência  na região.

Como medida de alta importância, elaborou-se um estudo minucioso da legislação pertinente a Defesa Civil, do que resultou a elaboração, por parte do Executivo Municipal, de um projeto de lei, de iniciativa do Prefeito Sérgio A. Lasch, voltados para a adequação das normas legais, em consonância com as leis maiores vigentes no país e recentemente aprovadas pelo Congresso Brasileiro. Dito projeto teve como foco a criação do FUMPDEC (Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil), legislações de extrema importância para o município pois permite prestar auxílio humanitário, socorro e restabelecimento imediatos, tão logo ocorram desastres naturais no município. Dita matéria foi amplamente debatida e colocada em discussão junto ao Poder Legislativo local, onde o responsável técnico pela empresa VENCER RH, Major Aurivan Chiocheta discorreu sobre a relevância do projeto e do seu grau de abrangência, tendo sido aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

Outra atividade inovadora desenvolvida no município, com o foco na DEFESA CIVIL, foram palestras/aulas, ministradas junto a rede de ensino do município, onde todos os alunos do ensino fundamental e médio, receberão noções básicas de PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, como forma de permitir uma preparação para os enfrentamentos a situações adversas que possam ocorrer. Logicamente que uma inovação cultural se estabeleceu, permitindo o conhecimento de um assunto de tamanha importância.

Igualmente, outra importante atividade foi desenvolvida, com a participação de pessoas integrantes do Poder Público local, da sociedade civil organizada e de líderes das comunidades, onde desenvolveu-se um Curso de Capacitação Técnica em Proteção e Defesa Civil, onde inúmeras matérias e assuntos de grande relevância foram levados aos participantes, que puderam compreender e apreender, tendo sido criado um grupo preparado e com domínio em matérias que envolvem a Defesa Civil. Logicamente que todos os participantes foram devidamente certificados, o que os motiva ainda mais a continuarem participando das atividades comunitárias.

Como ação de envergadura e de grande magnitude comunitária, foi criado o PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL para o município de LAGOA DOS TRÊS CANTOS, ferramenta esta de grande necessidade para estabelecer uma referência de atuação e planejamento, caso ocorram novos desastres naturais na comunidade.

Portanto, estabeleceu-se uma verdadeira inovação e mudanças até mesmo culturais no município, sobre o tema PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, o que em última análise, vai significar mais agilidade, organização e participação de voluntários, permitindo, com isto, que seja diminuído o tempo de resposta ao enfrentamento a eventuais desastres que venham a atingir LAGOA DOS TRÊS CANTOS.