06 de março de 2014 as 00:00 / Geral

Dona Irma Beck: 98 anos de História.

Durante muitos séculos o homem em sua existência procura uma forma de ser imortal, a imortalidade (ou vida eterna) é o conceito, até o presente momento, de viver como uma forma de vida física ou espiritual durante um comprimento infinito. No ano de 1916, na cidade de Nova Petrópolis nascia à pequena Irma Beck, no dia 05 de março. A menina cresceu até seus 8 anos de idade na cidade de Nova Petrópolis, depois sua família mudou-se para a pequena localidade de Linha Colorado, em Lagoa dos Três Cantos, antes pertencente ao município de Passo Fundo.  Durante sua vida viu diversos fatores do tempo mudarem ao seu redor, grandes comércios, festas, indústria, desenvolvimento entre tantas outras lembranças.

Hoje com 98 anos Dona Irma Beck ainda conta com uma saúde de ferro e uma simpatia sem igual. A idosa mora no município de Lagoa dos Três Cantos, onde teve 3 filhos que se mantiveram no município após sua criação. Seus filhos casaram e constituíram família, possibilitando assim à dona Irma o total de 3 filhos, 7 netos, 12 bisnetos e 1 Tataraneto.

Dona Irma que tem dificuldade em falar em português, mas se comunica muito bem em alemão, falou um pouco sobre sua vida, contou sobre sua rotina que a levou a esta idade elevada com tanta saúde e  que fez ela se tornar uma das pessoas mais idosas do município.

A “jovem de 98 anos” gosta de alimentos naturais, comida caseira, frutas e pão de milho. Nunca fumou ou consumiu bebidas alcoólicas, também não come produtos industrializados com corantes ou conservantes.

Dona Irma em época de frutas vai até o pé de laranja ao lado de sua casa e derruba algumas das frutas com sua bengala. Seu filho Ilvo Beck, que mora com a idosa contou que sua mãe ainda gosta de trabalhar na horta e capinar e não gosta de ser contrariada quanto a isso.

Na tarde do último dia 05 de março, quarta-feira, a família realizou uma festa de aniversário a Dona Irma e a Vice-Prefeita Municipal Juliane Kempf e a Coordenadora da assistência social Josiane Petry Vergutz, realizaram uma visita e prestaram uma pequena homenagem a esta mulher de sorriso fácil, que carrega em suas rugas marcas de uma vida cheia de histórias e boas lembranças. A imortalidade é estudada por muitas gerações, mas ela está ao alcance de todos que vivem como Dona Irma, sempre sorrindo e fazendo todos a eternizarem em seus corações.