04 de dezembro de 2013 as 00:00 / Administração Municipal

Presépio Comestível em Lagoa dos Três Cantos

As festividades natalinas no município de Lagoa dos Três Cantos são tradicionalmente conhecidas por aspectos culturais muito fortes, além da ornamentação de casas e jardins, órgãos públicos empresas também se adéquam ao clima de natal.

Outra atividade tradicional no município é o Presépio Comestível, que é confeccionado por Aline Fillipsen, Ledi Fillipsen, Laci Walter, Alice Kuhn Vergutz, , Maisa Winter, Noeli Dorst Hoffmann, Arlete Thielke, Samara Ritter Hofmann e Susana Simon Winter e Josiane Petry Vergütz e agora com apoio recente da Emater através da extensionista Ana Paula Vargas.

A ideia de confeccionar o presépio surgiu depois de um curso que Patrícia Hoffman fez na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil(IECLB), montar um presépio comestível, de bolachas é reviver uma tradição germânica que iniciou-se na idade média, e foi se perdendo ao longo dos anos entre diversas comunidade alemãs do estado. Em Lagoa o presépio foi montado pela primeira vez em 2007, para o culto de natal na comunidade de Linha Glória, realizado na manhã do dia 25 de dezembro.

Depois disto a iniciativa tornou-se tradicional, e acabou inspirando diversas comunidades que se espelharam nas práticas realizadas pelas mulheres do município de Lagoa dos Três Cantos, as bolachas são todas feitas baseadas em receitas caseiras, e demoram aproximadamente dois dias para ter seu trabalho de confecção completamente finalizado, as forminhas utilizadas de moldes para os anjinhos, animais, pinheirinhos entre outras em sua grande maioria são de gerações mais antigas e algumas até centenárias, fazendo essa prática ser uma grande ponte de ligação entre passado e presente, mantendo vivo o espírito natalino das pequenas vilas germânicas.

Essas guloseimas confeccionadas serão distribuídas no dia 22 de dezembro, nas festividades de Natal realizadas pela Administração Municipal, próxima  ao Centro Administrativo, compareça e  garanta seu doce.