06 de novembro de 2013 as 00:00 / Cultura

Lagoa dos Três Cantos trabalhando no incentivo a leitura

As tecnologias fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados, possuindo vocabulários cada vez mais pobres. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito. No município de Lagoa dos Três Cantos o incentivo a leitura é algo presente na comunidade, a Biblioteca Municipal de Lagoa dos Três Cantos conta com mais de 7400 exemplares de livros e mais de 1200 exemplares de materiais gráfico/áudio/visual.

Atualmente segundo dados fornecidos pela própria direção da entidade, o fluxo de pessoas é de aproximadamente 14 visitas por dia. A Biblioteca Municipal atende nos horários das 07h30minh às 11h30min e das 13h30min às 17h00minh, mas também mantêm suas portas abertas em dois finais de semana de cada mês, sempre no primeiro e terceiro sábado do mês, das 14h às 17h.

Atividades são realizadas com alunos das escolas locais, com projetos de incentivo a leitura, alunos das series iniciais da Escola Estadual realizam visitas semanais para a leitura de livros, e o ensino médio e fundamental frequenta o espaço para a retirada das peças.

Projetos também são desenvolvidos pela própria biblioteca como a Sala Verde onde são lidas histórias sobre o meio ambiente para as crianças e também é desenvolvido o encaminhamento de livros a grupos da terceira idade, que muitas vezes não podem se locomover até o local. Quem tiver interesse de retirar um livro é só se dirigir a biblioteca municipal na Av. Otto Radtke número 1178, é necessária a realização de um cadastramento básico para que seja autorizada a retirada das obras literárias.