31 de julho de 2013 as 00:00 / Administração Municipal

LAGOA DOS TRÊS CANTOS TEM ALTO NIVEL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Índice da educação foi destaque neste IDHM

Nesta segunda-feira, dia 29 de julho foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável (longevidade), ter acesso a conhecimento (educação) e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas (renda). O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. Pela escala do estudo, é considerado muito baixo o IDHM entre 0 e 0,49, baixo entre 0,5 e 0,59; médio de 0,6 e 0,69, alto 0,7 e 0,79 e muito alto entre 0,8 e 1,0. O Rio Grande do Sul apareceu na sexta posição no ranking dos estados com uma média de 0.746.
Lagoa dos Três Cantos tem vários motivos para comemorar os resultados obtidos, pois tem um alto desenvolvimento humano, é o 5º município gaúcho com maior índice e ocupa a 71ª posição geral a nível nacional.

IDH: 0.789
• Longevidade: 0.852
• Renda: 0.765
• Educação: 0.754

Os bons números divulgados pelo PNUD trazem boas notícias principalmente no que diz respeito na área da educação. Lagoa dos Três Cantos ocupa o 39º lugar, e é o único município gaúcho que aparece na lista que possui ao todo 52 posições dos melhores índices em educação no Brasil.
Nos últimos 20 anos o município registra um grande crescimento no índice da educação, passando de 50,28% da população de cinco a seis anos na escola no ano de 1990 para 100% nos dias de hoje. Este patamar elevado é obtido entre os alunos de 11 a 13 anos que estão concluindo o Ensino Fundamental ou que já concluíram.
Além do ensino fundamental, é visível o crescimento percentual de pessoas de 18 a 20 anos com Ensino Médio completo que subiu de 21,19% para 66,33%. O crescimento desse índice deve-se a criação do Ensino Médio na escola estadual há oito anos.
Segundo a Secretária de Educação Estela Maris Schumann, hoje o município conta com cinco rotas de transporte escolar, para atender as necessidades de alunos da zona rural, que precisam se deslocar para a EMEF Dona Leopoldina, EMEI Rainha e EEEM J. J. da S. Xavier. Em relação à educação “O destaque do município é um trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Administração Municipal juntamente com toda a comunidade escolar, e precisamos do empenho e colaboração de todos, para que esse trabalho continue melhorando, pois temos condições e almejamos uma posição ainda melhor do que a atual.” diz a secretária.
Já o Prefeito Sérgio Antonio Lasch falou sobre os outros dois itens analisados no IDHM. “Em relação à renda, o município vem buscando novos investidores para aumentar as oportunidades de trabalho e desta forma gerar mais renda e mais empregos no município. Em relação à longevidade o prefeito falou sobre a importância de aumentar a qualidade de vida da nossa comunidade, “Iremos investir nas pessoas para que desta maneira se possa aumentar a qualidade de vida das pessoas, pois o município tem um percentual elevado de cidadãos que se enquadram na melhor idade, por isso que a administração municipal também esta buscando recursos para essa área”.
Ao concluir, o prefeito Lasch ressaltou sobre o compromisso assumido com a comunidade de trabalhar e cuidar do desenvolvimento econômico e social do nosso município para que estes índices alcançados neste IDHM continuem sendo positivos e cada vez mais elevados fazendo com que o município se desenvolva da melhor forma para beneficiar a população.