04 de junho de 2013 as 00:00 / Agricultura

PROGRAMA MAIS LEITE DE QUALIDADE

Na terça-feira, dia 28 de maio, o Prefeito Lasch acompanhado do Sec. de Agricultura Leandro Kempf, do Diretor de Agricultura Jorge Steffens e do Coordenador do Dep. da Indústria e Comércio Andre Rhode estiveram no município de XV de Novembro participando da apresentação do Programa Mais Leite de Qualidade que contou com a presença de diversas autoridades regionais.
O estado conta aproximadamente com 121 mil famílias produtoras de leite, porém uma minoria estimada em 10% conseguiu atingir um padrão qualificado e rentável para que a produção gere ganhos de larga escala. O Mais Leite de Qualidade, ao criar mecanismos que estimulam o uso de ordenhadeiras e de resfriadores de expansão direta, não só contribui para o aumento da produção, mas, fundamentalmente, para a melhoria da qualidade do produto in natura, o que eleva a remuneração paga aos produtores.
O projeto, além de oferecer oportunidades para aquisição de resfriadores de expansão direta por aqueles que não contam com nenhuma estrutura de resfriamento nas propriedades, também aponta para a substituição dos resfriadores de imersão, em que os tarros de leite são imersos em um tanque com água gelada, tecnologia que não é tão eficaz e de certa forma muito ultrapassada para os padrões. Além de criar condições para aquisição de resfriadores com capacidade de até 500 litros.
A proposta apresentada prevê atuação em dois níveis na aquisição de resfriadores de leite por expansão direta e ordenhadeiras, contemplando aqueles produtores enquadrados nas linhas do Pronaf e com acesso ao crédito, e os que não possuem uma produção estruturada e que, por várias razões, não podem contratar empréstimos. No primeiro caso, que abarcaria cerca de 40 mil produtores, o Estado, se responsabilizaria pelo pagamento da última parcela do financiamento, na forma de reembolso, a ser saldada no décimo ano (três anos de carência e mais sete para o pagamento), a título de bonificação por adimplência. No segundo, destinado a cerca de quatro mil produtores, o Estado bancaria metade do recurso utilizado para a aquisição dos equipamentos, cabendo o restante à cooperativa para quem o beneficiado entrega o leite
O principal objetivo do programa é oferecer ao produtor as melhores condições para que a sua produção seja de melhor qualidade, assim, gerando mais renda estimulando a indústria leiteira do estado. Segundo a Secretaria de Agricultura a participação de Lagoa dos Três Cantos já esta sendo estudada e a adesão do Mais Leite de Qualidade avaliada.