23 de maio de 2013 as 00:00 / Meio Ambiente

PROJETO COPREL ECOLOGIA ATUANTE EM LAGOA DOS TRÊS CANTOS

Na manha de sexta-feira, dia 17 de maio, o Secretário de Agricultura Leandro Kempf e o Coordenador do Departamento do Meio Ambiente do município Airton Scheffel estiveram participando de uma reunião preparatória do projeto Coprel Ecologia entre a Coprel e representantes das prefeituras parceiras na sede da Ascoprel para avaliar o ano anterior e orientar sobre boas práticas para o plantio e cuidados para o desenvolvimento das mudas de árvores
O Coprel Ecologia surgiu em 2005 sendo um projeto de cunho ambiental da Coprel Energia através do qual são distribuídas mudas de árvores nativas para serem plantadas em áreas de preservação permanente. O público-alvo são os agricultores, e o projeto chega até eles por intermédio das prefeituras dos municípios da área de atuação da Coprel.
Participaram da reunião 50 representantes de 23 prefeituras, que já estão com a participação confirmada no projeto. O presidente Jânio Vital Stefanello fez a abertura do encontro, ressaltando a importância das prefeituras e dos agricultores para a consolidação do projeto.
Em 2013, Lagoa dos Três Cantos fez a solicitação de 3 mil mudas de árvores que serão distribuídas aos produtores que fizerem a solicitação das mesmas junto ao Departamento de Meio Ambiente do município. As prefeituras e agricultores participantes do projeto recebem todas as orientações técnicas para o correto plantio e cuidado com as mudas, como irrigação, controle de formigas e coroamento, que é a limpeza numa pequena área ao redor da muda recém-plantada. O plantio é vistoriado e são feitos relatórios com os índices de sobrevivência das mudas por propriedades e municípios. No último ano avaliado (2012) o índice geral do projeto foi de 90,61%, num aumento de 4,73% em relação a 2011.
Foi definida a data de 09 de agosto para a realização do evento oficial a entrega simbólica das mudas bem como a divulgação das prefeituras e agricultores destaques no projeto em 2012.