07 de março de 2013 as 00:00 / Administração Municipal

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL

Os servidores municipais André Cristiano Engers Secretário da Fazenda e Planejamento e Elcio Schneider agente administrativo participaram no dia 06 de março, quarta-feira, de um Seminário de Educação Fiscal promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e aconteceu no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O evento teve como anfitriões o Prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo e Roberto Schneider Delegado da 25ª DEFAZ (Delegacia Fazenda do Estado) e tratou de três temas relacionados a programas do Governo do Estado na área fiscal, sendo eles o Programa de Integração Tributária (PIT), Nota Fiscal Gaúcha e Educação Fiscal.
João Carlos Lemos abordou a temática do PIT, programa do qual o município de Lagoa dos Três Cantos já faz parte. O programa busca incentivar e avaliar as ações municipais de interesse mútuo dos municípios e do Estado no combate à sonegação e crescimento da arrecadação do ICMS.
Durante o Seminário outras duas abordagens foram feitas pelo Sr. Olavo Afonso Schorr que tratou do Programa de Educação Fiscal que visa levar ao cidadão informação simplificada da origem e destino dos recursos públicos, visando à transparência de todas as ações do governo bem como a Nota Fiscal Gaúcha que é uma nova aposta do Governo, que por meio da distribuição de prêmios visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras.
Para o Secretário André Cristiano Engers a participação no seminário foi uma ótima experiência, tanto pela abordagem de um programa já conhecido e aplicado pela Prefeitura que é o PIT como pelos novos programas e novidades que serão adotadas pelo município. “Com estas novas medidas o município terá um retorno maior de arrecadação pela fiscalização contra sonegação fiscal”, ressaltou o Secretário.