29 de janeiro de 2013 as 00:00 / Geral

REUNIÃO DO COMAJA PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

No dia 28 de janeiro, segunda-feira, aconteceu em Tapera na Sala de Reuniões da Prefeitura a 5ª reunião do COMAJA para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.
A reunião contou com a presença do Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento Andre Cristiano Engers e os servidores municipais, Geovana Sander e Sandro Arnold, além da Engenheira Química Andressa M.S. Lodi a Engenheira Agrônoma Carolina Laner Rodrigues e o Geólogo Everaldo Ferreira técnicos contratados pelo COMAJA.
O grupo de trabalho conta com outros municípios da região, sendo eles Tapera, Selbach, Carazinho, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho e Victor Graeff. O trabalho realizado pelo COMAJA consiste na assessoria e consultoria dos municípios para elaboração dos planos de saneamento, sendo que estão sendo levantadas as informações referentes aos quatro eixos do saneamento básico – água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos.
Para Lagoa dos Três Cantos, o trabalho deverá ainda prever uma audiência pública para informar a comunidade e posteriormente consultar uma parcela significativa da população com a aplicação do questionário sobre saneamento.
O plano municipal de saneamento básico está previsto em Lei e tem prazo para que os municípios o aprovem e o coloque em prática. A falta do mesmo é critério para o bloqueio de recursos junto ao Governo Federal.