23 de outubro de 2012 as 00:00 / Educação

Conselhos Municipais de Educação tiveram encontro em Gramado

A cidade de Gramado foi cede do XXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. O evento aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de outubro na Expogramado, e reuniu cerca de mil participantes, entre Conselheiros, Professores e Secretários Municipais de Educação de 335 municípios de todo o Brasil.

Esta edição teve como tema o “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação”. O primeiro dia de atividades iniciou com uma conferência, sobre o tema do evento, ministrada pelo filósofo, pós-doutor em educação pela Universidade de Paris e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Alípio Casali.

No dia 18, aconteceu a conferência do Plano Nacional de Educação aos Planos Municipais: articulação do Sistema Nacional de Educação, com o Secretario Executivo do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, a Coordenadora Geral de Redes Públicas da SEB/MEC, Clélia Santos, e o Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. No mesmo dia, às 10h30min, foram discutidos os Desafios da Educação Infantil e da Alfabetização pela professora Rita Coelho, Coordenadora da Educação Infantil da SEB/MEC e pela professora Simone Albuquerque que representou o MIEIB,

O evento contou ainda com quatro mesas temáticas que aconteceram no dia 19: O Papel dos Conselhos Municipais de Educação no Sistema de Ensino e a Formação dos Conselheiros, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas Necessárias, Respeito à Diversidade, Princípio Constitucional e Colaboração entre Órgãos Normativos, Caminhos da Prática.

Os Conselhos Municipais de Educação da regional AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí), coordenada pela professora Ires Margarida Fath, se fizeram presentes com 11 participantes, entre Secretários e Conselheiros dos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Ibirubá, Não-Me-Toque, Tapera e Selbach.