Procura por vacina ainda é diminuta
A Campanha Nacional de Vacina contra a Gripe H1N1 pretende imunizar cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país. Fazem parte do Grupo Prioritário os idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades e trabalhadores da área de saúde.
No Rio Grande do Sul o objetivo é vacinar 1,9 milhões e em Lagoa dos Três Cantos a meta é atingir 374 pessoas. Estes números correspondem a 80% das pessoas que pertencem aos grupos citados.
Conforme a Secretária de Saúde três-cantense Clarice Port, a campanha terá prosseguimento até o dia 25 deste mês e os que se enquadram no grupo prioritário devem procurar uma Unidade de Saúde para ser imunizado. “Até o começo da semana, incluindo o sábado, que foi o dia D, menos de 100 pessoas procuraram nossos postos”, esclareceu.
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal, em dose única, exceto para crianças que tenham entre seis meses e dois anos, que receberão a vacina da influenza em duas doses, com 30 dias de intervalo.
Os postos de saúde de Linha Glória e do centro da cidade estarão oferecendo as vacinas em horário normal de expediente, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.