12 de março de 2012 as 23:28 / Social

Comunidade São José de Linha Ogeriza comemorou 100 anos

Um grande público festejou no domingo, dia 11 de março, os 100 anos da Comunidade São José de Linha Ogeriza. Uma intensa programação foi preparada para os moradores da localidade, pessoas que por uma ou outra razão não mais moram na comunidade e que vieram para matar saudades e visitantes em geral.

Após a recepção, foi rezada uma Missa em Ação de Graças pelos 100 anos da referida sociedade, em que os ministrantes foram o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Passo Fundo Dom Liro Meurer e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia de Tapera Osório Serrão. A celebração teve momentos na língua alemã e foi marcada por símbolos e objetos que relembraram os tempos idos.

Após o almoço, servido para cerca de 1.500 pessoas, houve pronunciamentos das autoridades presentes no evento. Manifestaram-se, pela cooperativa Santa Clara Sirlei Gatto, representando o Sicredi Rota das Terras o Gerente da Unidade três-cantense Adriano Sbabo, Presidente da Cotrisoja Cristiano Scher, Gerente do DECOP da Cotrijal Ênio Schreder, Presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos Sênio Brunne, Ex-Prefeito Edio Schrader, Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, Prefeito Ernor Weber e o Presidente da comunidade Francisco Ecksteim.

Em todas as manifestações, o destaque foi para as felicitações, lembrando especialmente a evolução experimentada pela localidade.

O Vice-Prefeito Dionísio Wagner ressaltou a perseverança dos moradores em manter a fé operante nas famílias e a luta do dia-a-dia que transformou a comunidade em um local que acompanha a modernização dos grandes centros.

O Prefeito Ernor Weber destacou as conquistas em todos os aspectos da vida social em Linha Ogeriza, mas especialmente na educação e comunicação. Ele se referiu também à internet banda larga em fibra óptica que está chegando às comunidades interioranas, através do projeto Digitallagune, sem precedentes no mundo.

A solenidade teve ainda o descerramento de uma placa comemorativa à data seguida de homenagens aos ex-presidentes. Logo após uma animada reunião dançante fechou o evento.

Para o Presidente da Comunidade Francisco Ecksteim a festa foi muito além das mais otimistas expectativas.