10 de outubro de 2011 as 21:15 / Educação

Encontro estadual dos Conselhos Municipais de Educação elegeu nova diretoria da UNCME/RS

De 05 a 07 de outubro a professora e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Lagoa dos Três Cantos Ires Margarida Fath participou do II Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/RS na cidade de Farroupilha.

O tema do encontro deste ano foi "O papel dos Conselhos Municipais de Educação frente as Políticas Públicas Municipais."

Durante os três dias foram tratados vários assuntos, dentre eles destacaram-se as palestras sobre: O fortalecimento institucional dos Conselhos Municipais de Educação; A construção do Plano Municipal de Educação a luz do Novo Plano Nacional da Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR) como instrumento para o diagnóstico do Plano Municipal da Educação.

Na pauta do encontro esteve a eleição da nova diretoria da UNCME/RS para o biênio 2011/2013, onde foi reconduzido ao cargo o atual Presidente Diego Tormes de Farroupilha. A Coordenadora dos Conselhos Municipais de Educação – CME – da Amaja Saionara Palharini que preside o Conselho em Não Me Toque também foi reeleita como membro da diretoria estadual da entidade.

A partir do encontro em Farroupilha, as regionais terão o prazo de 45 dias para escolherem os seus coordenadores, pois a posse da diretoria da UNCME/RS e dos coordenadores das regionais acontecerá no início do mês de dezembro também em Farroupilha que é o município sede da UNCME/RS.

Segundo a professora Ires Margarida Fath, mais uma vez ficou evidente no encontro a importância do diálogo e parceria entre CMEs e Secretarias de Educação para que realmente aconteçam as políticas públicas nos municípios.