09 de outubro de 2011 as 21:57 / Saúde

Telemedicina três-cantense foi apresentado em Bruxelas

O Médico do Município de Lagoa dos Três Cantos Dr. Marcus Vinícius Dalsasso, acompanhou de 19 a 28 de setembro um grupo de diretores do Hospital Santa Casa de Porto Alegre em viagem à Bruxelas na Bélgica para apresentar os resultados obtidos no município através do Projeto de Telemedina, desde sua implantação há 7 anos.

Conforme o Dr. Marcus, a Santa Casa iniciou o Projeto de Telemedicina no ano de 2004 em vários municípios, inclusive de outros estados, com uma verba oriunda da Comunidade Européia e o Instituto Fraunhover da Alemanha. Lagoa dos Três Cantos foi a única localidade onde o trabalho foi desenvolvido em sua plenitude, por isso a viagem até a Europa para apresentação dos resultados numa espécie de prestação de contas aos avaliadores indicados pelo grupo gestor dos recursos que serviu de validação do projeto como um todo. Segundo Dr. Marcus, os parceiros locais, Cotrisoja, Brasil Telecom, Prefeitura e Equipe Municipal de Saúde foram fundamentais para o bom desempenho do projeto. "Fizemos cerca de 3 mil exames de ultrassonografia na população três-cantense e em associados da Cotrisoja de toda a região, dos quais 700 foram enviados à Santa Casa para posterior retorno dos laudos. Todas as crianças em idade escolar foram examinadas e nós não trabalhamos apenas para justificar o Projeto, mas usamos realmente o instrumento na prevenção da saúde, aproximando uma comunidade remota como Lagoa dos Três Cantos de um grande centro Médico que é a Santa Casa", revelou. "No final do evento eu coloquei nosso município a disposição da Comunidade Européia em novos projetos", acrescentou.

O Telemedicina abriu as portas de Lagoa dos Três Cantos para novas parcerias na área de saúde com o Hospital Santa Casa e outros projetos inovadores deverão ser anunciados em breve.