15 de setembro de 2011 as 21:42 / Geral

Secretário Nacional do Ministério do Planejamento presente na apresentação do Estrada para o Futuro

O Secretário Nacional de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestao, Delfino Natal de Souza, esteve presente na apresentação do Projeto Estrada para o Futuro – Circuito Alto Jacuí, realizado em Ibirubá, no Instituto Federal, de 14 a 16 de setembro.

Delfino de Souza esteve em Ibirubá na quinta-feira (15), quando se reuniu em uma das muitas salas do IF de Ibirubá, às 10h30min, com prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores municipais e diretores de empresas públicas e privadas, naquilo que ele chamou de um bate-papo informal com os municípios. Estavam ainda no encontro o diretor de Sistema e Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Maffei; o presidente da Procergs, Gerson Barei; e o diretor do Ministério do Planejamento, João Batista Oliveira.

O Secretário Nacional veio de Brasília para prestigiar o evento que está sendo considerado pelo governo federal como um projeto piloto nacional, que terá prosseguimento no próximo ano em outro município brasileiro, e assim sucessivamente. "A indústria da criatividade é a que mais cresce no mundo e, por isso, é preciso capacitar nossos filhos para encarar o que já está entre nós", disse ele.

No encontro, Delfino Natal de Souza, veio mais para ouvir do que para falar, porque tudo que teria para dizer foi dito nas 86 oficinas que foram oferecidas aos participantes do Estrada para o Futuro.

O presidente da AMAJA e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, disse que os municípios ainda não têm a noção do tamanho da proposta oferecida à região no tocante a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e também dos softwares livres e públicos.

"É preciso que se chegue até as pessoas. Elas estão esperando nas suas casas, sedentas de informação e de conhecimento, mas para isso é muito importante que elas tenham internet rápida, barata e de qualidade à sua disposição", disse Delfino Natal de Souza.